3 de Setembro de 2017 às 07:12

Aventureiro Patrocinense percorre 23.397 km de motocicleta por 21 estados do Brasil e mais três países

Alisson cursou Administração no UNICERP e em comemoração da formatura, curiosamente aconteceu em uma expedição pelas cinco regiões do país e durou 44 dias 

 

O motociclista e aventureiro Patrocinense: Alisson Campos,  26 anos, em sua última expedição perceorreu 23.397 km rodados sob duas rodas em 52 dias. 21 de 26 estados brasileiros visitados e 03 países latinos vizinhos, sendo eles Guiana Francesa, Guiana e Venezuela. A miscigenação e a riqueza cultural do país foram redescobertas e recontadas por diversas reservas e tribos indígenas, monumentos e paisagens naturais. As fronteiras estaduais e federais se confundiram e eram ultrapassadas juntamente às fronteiras da mente.

O sentimento de liberdade ou nomadismo se assemelha ao vivido pelos icônicos personagens Sal Paradise e Neal Cassidy, que cruzam os Estados Unidos de carro, no autobiográfico livro Pé na estrada (On The Road) do escritor beatnik Jack Kerouac. O desbravamento e a necessidade de encontrar significado para a vida, também evoca os mesmos ares do livro de memórias “Diários de Motocicleta”, escrito por Che Guevara, relatando a viagem que fez pela América do Sul ao lado do amigo Alberto Granado. A diferença é que a história a seguir é contada por apenas um protagonista. Ou melhor, dois: um rapaz e uma motocicleta.

Alisson Campos é um jovem de 26 anos como outro qualquer. Nasceu e passou a vida inteira no munícipio de Patrocínio/MG. Cresceu ouvindo e assistindo os clipes de bandas de rock de diversos estilos como Ozzy Osbourne, Red Hot Chili Peppers, The Offspring, Linkin Park, etc. Jogou muito videogame e atualmente queixa-se da falta de tempo que o impede de praticar o hobby com mais frequência.

O desprendimento de Alisson, porém, veio desde cedo, quando ainda pequeno corria o país de carreta, junto do pai que era caminhoneiro. Quando não havia aula na escola, e em praticamente todos os finais de semana, ele saía de carona com o pai e a mãe e viajava bastante pelo sudeste do Brasil.

A necessidade de prosseguir em constante movimento permaneceu impactando a vida do rapaz, que adquiriu o próprio veículo. A fiel companheira de Alisson em suas viagens é a “Poderosa”, uma motocicleta Honda/CG Fan de apenas 150 cilindradas. O hodômetro do veículo já ultrapassa os 140 mil quilômetros rodados, o equivalente a mais de três giros ao redor do planeta Terra, que possui 40,075 km de circunferência!

Considerado pelos amigos como um “cidadão do mundo”, Alisson, que já havia feito outras três expedições, decidiu que queria mais e saiu pelas estradas e rodovias no intuito de percorrer de motocicleta todos os estados brasileiros. Batizada de Expedição “Oxente Uai”, a jornada aconteceu entre os dias 30 de junho a 20 de agosto de 2017, e foi minuciosamente planejada com um ano de antecedência pelo jovem.

Alisson cursou Administração no Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) - a comemoração da formatura, curiosamente aconteceu em uma expedição pelas cinco regiões do país e durou 44 dias - e atualmente é funcionário público. Para se ausentar do trabalho, além das férias, o jovem teve que gastar o banco de horas, as folgas e tudo mais o que poderia ser utilizado. As peregrinações feitas país afora renderam inspiração para um livro que Alisson está organizando. Segundo o rapaz, o trabalho, que pretende finalizar e publicar no segundo semestre de 2018, será um prato cheio para pessoas interessadas em viagens e aventuras.

Texto: Igor Nunes - Fotos pessoais divulgação


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!