
Foto Arquivo TG
A Prefeitura Municipal, em parceria com o PACE Hemominas, reforça o chamado à população para a doação de sangue, especialmente neste mês de novembro, quando se celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue, em 25 de novembro. A data tem como objetivo reconhecer o gesto de solidariedade dos doadores e incentivar mais pessoas a contribuírem com essa ação que salva vidas.
Cada bolsa de sangue doada pode beneficiar até quatro pessoas, sendo essencial para o atendimento de pacientes em cirurgias, vítimas de acidentes, portadores de doenças crônicas e em situações de emergência. Neste período, o estoque do banco de sangue de Patrocínio tem registrado níveis abaixo do ideal, o que torna ainda mais importante a mobilização da comunidade.
O PACE Hemominas funciona no terceiro andar da UPA 24h, anexo à Policlínica, na Rua Otávio de Brito, nº 21, bairro São Lucas. O local está preparado para receber os doadores com segurança, conforto e toda a estrutura necessária.
Como doar sangue?
As pessoas que tiverem interesse em doar sangue podem realizar seu cadastro no Pace Hemominas, sendo necessário apresentar um documento original e oficial de identidade com foto. Os doadores de 16 e 17 anos precisam apresentar, além do documento original, autorização do responsável legal e fotocópia dos documentos de identidade do responsável.
Requisitos para doação
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar mais de 50 quilos;
- Estar descansado;
- Estar alimentado;
- Evitar alimentação gordurosa quatro horas antes da doação;
- Portar documento oficial de identidade com foto;
- Não pode estar usando medicamentos;
- Não pode ter tido hepatite após os 10 anos de idade;
- Não pode ter tido evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como hepatite, B e C, aids, vírus HTLV 1 e 2 e doença de Chagas;