23 de Setembro de 2015 às 08:24

Balanço final e todas fotos Fenicoopa

Veja aqui todas as fotos do primeiro ao último dia

Entre os dias 05 e 09 de setembro aconteceu a maior Feira de agronegócios da região: a FENICOOPA. Em sua 9ª edição a Feira de Negócios e Integração da COOPA trouxe diversas novidades para os produtores.

Em sua noite de abertura foi realizada a palestra com Marco Zanqueta, palestrante motivacional há 10 anos. Ator e mágico profissional há 21 anos Zanqueta maravilhou o público em sua palestra sobre cooperativismo. Na manhã de domingo, a Celebração Eucarística foi conduzida pelo Padre Marcos Antônio, Pároco da Paróquia Santa Terezinha. Animada com embalos sertanejos, o ofertório da Celebração, com a participação dos representantes das Comunidades Cooperativistas, marcou o início da Campanha Social em prol do Hospital  do Câncer de Patrocínio, a qual arrecadou fraldas geriátricas e kits de higiene pessoal. Após seu encerramento, os participantes se dirigiram para a entrada da Feira, onde foi realizado o desenlace da fita inaugural, a benção das instalações e o discurso de abertura feito por Renato Nunes, Diretor Presidente da COOPA, iniciando assim, oficialmente a feira de negócios da 9ª FENICOOPA.

Este ano participaram 81 parceiros, trazendo para o evento as mais novas tecnologias para apresentar ao produtor. Como exemplo, aconteceu o credenciamento COOPA como revendedora oficial da empresa de tratores Tramontini, trazendo mais desenvolvimento e atualizações em maquinário para a região.

A FENICOOPA também contou com um layout integrado, possibilitando uma maior interação entre a área interna dos stands e a área externa de máquinas, caminhões e veículos utilitários. O novo layout garantiu um fluxo mais tranquilo para os visitantes e a oportunidade de circular todos os expositores da Feira.

Outra novidade da 9ª FENICOOPA foi o 1° Concurso de Qualidade de Café no evento Café com Prosa. O evento contou com a palestra de César Castro sobre Tendências do Mercado de Café, para que os produtores se inteirassem das nuances do setor, além de prestigiar os vencedores do Concurso. Os cafés dos vencedores foram servidos para o público atraindo a atenção de visitantes, expositores e colaboradores. As Oficinas de Cafés Filtrados e Cuidados no Preparo, fruto da Parceria Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, SEBRAE e COOPA, ensinou aos seus participantes que o preparo do café influencia diretamente em seu sabor.

Em negócios, a Feira trouxe para os produtores um dia a mais para aproveitarem as diferentes oportunidades como Super Troca de Café, Soja, Leite e Maracujá, além de preços competitivos e atrativos, resultados de diversas negociações. Fora do Parque de Exposições, foram realizadas promoções nos COOPA Supermercados e Postos COOPA, levando os preços especiais da Feira para todos os associados e clientes da cooperativa.

A 9ª FENICOOPA também foi 100% informatizada, facilitando e agilizando as transações. Ter todos os parceiros reunidos em um único local com preços exclusivos facilitou as compras dos produtores, além da ajuda técnica da COOPA para que pudessem planejar bem seus negócios.

As atrações tradicionais mantiveram-se forte, tendo o Torneio Leiteiro atraído número recorde de inscrições e marcando uma noite de extrema importância no setor em sua premiação. Outro fator inédito foi a quebra do recorde de produção no Torneio Leiteiro na Categoria Geral Individual, com o resultado de 77,785 litros levando o título de campeã a Sete Copa, animal do cooperado Onofre José Caixeta. A mostra de animais teve o julgamento realizado pelo juiz Marcelli da Girolando de Uberlândia e exibiu belos animais de produtores da região, assim como o Leilão. A Feira de Artesanatos e o Festival de Pratos Típicos – este ano com o tema: Roscas - trouxeram encanto aos olhos e paladares dos visitantes, exibindo um pouco da história mineira na Feira.

A FENICOOPA é preparada anualmente para levar as melhores oportunidades para o produtor e sem sua participação, a Feira não teria todo o prestígio que possui hoje. Todas estas novidades e oportunidades de negócio aumentaram o número de cooperados participantes na Feira em relação a 2014 e seu faturamento em 2015 ultrapassou R$ 65 milhões.

O Show

Na noite do dia 20, Patrocínio se animou aos embalos da dupla Bruno & Marrone – resultado da Campanha de Marketing que envolveu os COOPA Supermercados, Postos COOPA e Loja de Conveniência. Com um público de 7.500 pessoas, o show foi enérgico e trouxe lembranças sertanejas para os presentes, misturando as músicas tradicionais da dupla com seus novos sucessos.

Em sua abertura, compareceram no palco Renato Nunes e Célio Borges, respectivamente Diretor Presidente e Diretor Vice Presidente da COOPA, e agradeceram a presença do público, dos cooperados, dos colaboradores e de suas famílias por serem os percursores do sucesso do show e da cooperativa.

Bruno & Marrone agitaram a noite, interagindo com o público e demonstrando grande animação no palco. Agradeceram pela oportunidade de tocar em Patrocínio e demonstraram seu afeto pelos mineiros, grandes fãs da dupla. Um show excelente para todas as idades, finalizado pela dupla distribuindo rosas aos espectadores.