27 de Janeiro de 2026 às 18:00

Baliza sai do exame prático e carros automáticos são liberados

Alterações entrou em vigor na segunda-feira 26/1 e visa simplificar etapas, reduzir custos e ampliar opções para candidato

 

 

Fonte e foto: Detran (SP) vídeo: Agência Brasil

SÃO PAULO - O processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em São Paulo passa por novos avanços a partir desta segunda-feira 26/1, com a atualização das regras do exame prático de direção veicular. As principais mudanças são a retirada definitiva da etapa de baliza e a possibilidade de realização da prova em veículos com câmbio automático.

>> Já seguiu o novo Instagram do Patrocínio Online? Clique aqui e siga

Agora, candidatos que não necessitam de adaptação veicular poderão realizar o exame prático em carros automáticos, regularmente cadastrados. A medida reconhece a crescente presença desse tipo de veículo na frota brasileira e amplia as possibilidades para os candidatos, respeitando os critérios técnicos já adotados nos exames.

A principal alteração no percurso é a retirada definitiva da etapa de baliza. Com isso, o exame passa a concentrar a avaliação na etapa de circulação. O trajeto do exame prático permanece conforme o modelo atualmente praticado, contemplando, entre outros aspectos, as conversões à direita e à esquerda; o uso correto de seta; a realização do procedimento de “parada” em local permitido; bem como a condução segura e responsável nas demais condições normais de trânsito.

CNH Paulista

O conjunto de atualizações tem foco em simplificação de etapas, redução de custos e melhoria da experiência do cidadão. As orientações devem ser observadas por todas as comissões examinadoras, com o objetivo de garantir padronização, segurança e correta aplicação do exame prático em todo o Estado. As informações oficiais sobre o novo modelo, regras e orientações estão disponíveis na página da CNH Paulista

Em Minas Gerais, a avaliação de baliza permanecerá obrigatória.

O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) comunicou que a alteração na pontuação do exame será implementada em breve. Segundo nota oficial, “algumas modificações deverão ser efetivadas nos próximos dias, incluindo a alteração da pontuação do exame prático, de modo que a reprovação ocorrerá quando o candidato atingir mais de 10 pontos”.