Há quase 28 anos, após finalizar meu curso de Arquitetura e Urbanismo vim para Patrocínio e abri minha empresa Ateliê Bauhaus.
O nome despertou a curiosidade de muitos e ainda hoje, várias pessoas perguntam o que significa Bauhaus.
Aproveito a oportunidade para falar um pouco do que foi a Escola Bauhaus e a sua importância para a mudança que ocorreu na atividade artística.
Após a Primeira Guerra Mundial Walter Gropius, formulou um plano para criar um novo tipo de escola de arte, cujo objetivo seria equipar uma nova geração de jovens com habilidades práticas e intelectuais necessárias á construção de uma sociedade mais civilizada, menos egoísta. Seria uma escola de arte e de design assumindo o papel de um reformador social.
Em 1919, ele recebeu o convite para dirigir um estabelecimento educacional de artes. Fundou a Escola Bauhaus. Sua principal característica foi a reconciliação entre a arte e artesanato e a idéia de que a arte podia ir além do sistema de belas artes, que a escola promoveu.
A Escola Bauhaus, tirou as artes do isolamento em que cada uma se encontrava, incentivou os alunos a produzirem projetos combinando diferentes áreas e elevou o status do artesão ao mesmo nível do artista.
Em 1932 a escola foi fechada, devido ao sucessivo corte de verbas do governo alemão e também por razões políticas – Hitler detestava os ideais dos artistas da Bauhaus e muitos professores da instituição que eram de descendência judia ou eram sociais-democratas.