11 de Janeiro de 2022 às 09:30

BAUHAUS – Uso das cores na Arquitetura

Na decoração e no design de interiores elas são sempre muito usadas, E na Arquitetura?

 

Os arquitetos contemporâneos vêm encontrando maneiras cada vez mais originais de inserir cores nos projetos.

As cores possuem uma enorme influência no dia a dia das pessoas. Elas são fundamentais para dar personalidade e vida ao ambiente e quando bem planejadas em um projeto, sem dúvida alguma, são capazes de transformar os lugares, trazendo um novo ânimo.

Assim como os próprios elementos construtivos que compõem o objeto arquitetônico, a aplicação das cores nas superfícies também influencia a experiência do usuário no espaço. A sensação colorida é produzida pelos matizes da luz refratada ou refletida pela substância. Comumente, emprega-se a palavra cor para designar esses matizes que funcionam como estímulos na sensação cromática.

A cor na arquitetura, pode evidenciar um determinado volume ou detalhe construtivo ou mimetizar visualmente determinados aspectos do espaço. Pode também propiciar um conjunto de emoções ou efeitos visuais.

As cores têm diferentes finalidades de acordo com os projetos elaborados: _ Em Projetos Infantis, cores são utilizadas com a finalidade de aguçamento psíquico sensorial da criança. _ Em Projetos Hospitalares ou dedicados a área da saúde são empregadas como elemento complementar da reabilitação de pacientes. _ Em Projetos Urbanos são por vezes utilizadas a fim de trazer certa vivacidade e renovação local.

A cor é elemento integrante e fundamental na arquitetura, de relevância não apenas estética como também psíquico-sensorial. Contudo, é importante usá-la com sabedoria!