1 de Abril de 2014 às 18:36

Biodiversidade, saúde ambiental, bem-estar animal e o médico veterinário

Na atualidade, existe uma ampla aceitação pela sociedade de que os médicos veterinários são profissionais indispensáveis na proteção do bem-estar animal, seus proprietários, a sociedade e o ambiente.

Pedra do Cão Sentado (Nova Friburgo - RJ)

Em toda a história da humanidade nunca foi tão fácil o acesso à informação em todo o tempo como na atualidade. Informações sobre eventos ambientais afetando diretamente a saúde e o bem-estar de populações humanas e animais, os processos produtivos e o equilíbrio do meio ambiente são destaque e foco das atenções mundiais.

A compreensão da importância da manutenção da biodiversidade e sua relação com a Saúde Ambiental estão diretamente ligadas a dimensões biológicas, geográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, sociais, éticas, sendo, portanto, vital para a saúde do nosso planeta.

Na atualidade, existe uma ampla aceitação pela sociedade de que os médicos veterinários são profissionais indispensáveis na proteção do bem-estar animal, seus proprietários, a sociedade e o ambiente.

O conceito de bem-estar dentro das instituições educacionais deve estar sendo trabalhado como disciplina fundamental para a formação profissional, sendo de caráter participativo as discussões se animais estão sendo adequadamente utilizados, manejados e protegidos. É importante distinguir entre o sucesso do tratamento propriamente dito, e o sucesso em termos globais, em como esta o bem-estar geral do animal durante e após o tratamento, no sentido de beneficiar a medicina veterinária, os animais e seus proprietários.

A contribuição da ciência veterinária para o planeta é bem vista na pesquisa biomédica, nos programas estratégicos de proteção a saúde animal e a saúde publica nas políticas de biossegurança alimentar que visa aumentar a oferta e a qualidade dos alimentos de origem animal.

As mudanças que ocorrem nos diversos ecossistemas planetários os primeiros efeitos negativos são observados nos animais, sejam eles domésticos ou silvestres, visto que a poluição do ar e da água compromete a disponibilidade de alimentos, plantas, frutos e outras fontes nutricionais, provocando doenças respiratórias, carências e metabólicas nos animais. Por essa razão o médico veterinário tem um papel preponderante no monitoramento das doenças ocorridas no meio ambiente na saúde e no comportamento da vida selvagem, o que pode lhe conferir a liderança na emergente área da saúde ambiental. 

Colaboração: Médica Veterinária: Raquel Fontes P. da Cunha Rodrigues da Clínica Veterinária Fauna