14 de Agosto de 2018 às 09:04

Boletim Diário da Expocaccer- 13/07/2018

Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia novamente em baixa

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia novamente em baixa, à 109,30 cents/lb (-75 pontos) no vencimento dezembro/18. O mercado ainda segue pressionado diante de um movimento de liquidação de posições à medida que nos aproximamos do first notice day (aviso de entrega NY).

As exportações brasileiras de café solúvel atingiram o equivalente a 1.957.938 sacas de 60 kg, permanecendo praticamente estáveis na comparação com as 1.961.093 sacas embarcadas no mesmo intervalo em 2017. Os dados foram compilados pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) com base em relatório do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Os países produtores de café da África, na safra de 2017/2018, atingiram um volume equivalente a 17,63 milhões de sacas, número que representa um acréscimo de 5,3%, se comparado com o mesmo período anterior. Tal performance positiva é atribuída principalmente ao crescimento verificado nos dois maiores países produtores do Continente - Etiópia e Uganda.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 104,65 e posteriormente em 103.05. Já resistências vistas em 107.55 e 108.85.

De acordo com o boletim da Somar Meteorologia, depois de um fim de semana de tempo seco e ainda muito frio, a semana começa com tempo firme e com a temperatura em gradual elevação. Na quarta-feira, a passagem de uma frente fria pela costa do Sul e depois do Sudeste, deverá aumentar a quantidade de nuvens, mas não vai provocar chuva (no máximo uma chuva muito fraca e isolada no Sul de Minas e apenas no final da semana. Quanto à temperatura, ela deve diminuir principalmente entre a quarta e a quinta-feira (16), mas longe de fazer o frio que fez na semana passada.

DÓLAR

-- O dólar fechou com alta firme e terminou no maior nível em mais de um mês, cotado à R$3,8980 (+0,87%), com a situação da Turquia mantendo a aversão ao risco nos mercados globais, em especial nos de países emergentes.

A preocupação se refere à exposição de bancos da zona do euro aos títulos turcos. Isso mesmo com o banco central turco estabelecendo medidas emergenciais. Os investidores se preocupam com o eventual risco sistêmico, que pode deflagrar o contágio e uma consequente crise financeira.

Em relação ao real, houve ajuste de posições depois que a moeda norte-americana bateu a máxima do dia, com alguns investidores vendendo e levando a divisa para a mínima, mas o movimento foi curto e logo ganhou tração novamente com a notícia da alta dos juros na Argentina.

Fonte do Ministério da Fazenda informou à Reuters nesta segunda-feira que o Brasil está pronto para atuar nos mercados financeiros em caso de excesso de volatilidade em razão da situação turca.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!