18 de Julho de 2018 às 09:52

Boletim Diário da Expocaccer- 17/07/2018

-- Nesta terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em forte baixa, à 109,25 cents/lb (-105 pontos), mais do que revertendo os ganhos do dia anterior.

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em forte baixa, à 109,25 cents/lb (-105 pontos), mais do que revertendo os ganhos do dia anterior.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a colheita de café no Brasil tem avançado graças ao tempo seco neste mês, mas ainda não conseguiu tirar o atraso em relação ao ano passado em virtude da produção maior e com reflexo da greve dos caminhoneiros. Mas se por um lado a colheita está mais tardia, a qualidade, por outro tem sido superior ao apresentado na safra passada.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 108,57 e posteriormente em 107.88. Já resistências vistas em 110.32 e 111.38.

De acordo com o boletim da Somar Meteorologia, esta terça-feira é mais um dia de tempo firme na maioria das regiões brasileiras. Chove apenas no extremo norte do Brasil, região Sul e costa do nordeste. Nas principais áreas do arábica entre o Paraná e o sudeste, além do conilon, o tempo segue firme e quente durante as tardes.

DÓLAR

-- O dólar fechou esta terça-feira em queda frente ao real, cotado à R$3,8460 (-0,46%), após investidores respirarem aliviados com as indicações de que os juros nos Estados Unidos não vão subir mais rápido do que o esperado neste ano, o que poderia afetar mais o fluxo global de capital.

Nesta manhã, o presidente do conselho de administração do Banco Central americano (Fed), Jerome Powell afirmou em depoimento no Comitê Bancário do Senado dos Estados Unidos que o caminho para continuar com aumentos graduais nas taxas de juros era o melhor. E acrescentou que o país está à beira de "vários anos" de mercado de trabalho forte e inflação ao redor da meta de 2% do Fed.

O Fed já elevou os juros duas vezes neste ano e indicou que fará novamente mais duas altas até o fim de 2018, mas os mercados globais temem alguma surpresa, sobretudo após a intensificação da guerra comercial entre os Estados Unidos e seus parceiros, em especial a China. Juros elevados têm potencial de atrair para a maior economia do mundo recursos aplicados hoje em outras praças financeiras, como a brasileira.

A cena política eleitoral no Brasil também continuou no radar dos investidores, num momento importante para a consolidação de eventuais chapas.

O Banco Central brasileiro ofertou e vendeu integralmente 14 mil swaps tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem dos contratos que vencem em agosto, no total de 14,023 bilhões de dólares.

Com isso, rolou o equivalente a 7,7 bilhões de dólares do total que vencem no próximo mês. Como tem feito recentemente, o Banco Central não anunciou intervenção extraordinária no mercado de câmbio neste pregão.

 

Italo Henrique. Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!