CAFÉ
Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, à 111,65 cents/lb (+100 pontos), em um movimento de cobertura de posições vendidas dos especuladores, diante do volume recorde de vendas divulgado.
Na última sexta (20), o CFTC (Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities) divulgou a posição dos fundos especuladores, referente ao período do dia 10 a 17/07. Onde consta uma posição líquida vendida de 86.413 lotes, o equivalente à produção inteira do Vietnã.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 110,57 e posteriormente em 109.48. Já resistências vistas em 112.87 e 114.08.
De acordo com o boletim da Somar Meteorologia, a semana segue com instabilidades concentradas nas áreas mais ao sul e próximas do litoral do sul e do sudeste. Assim, os próximos cinco dias tem condição para tempo mais firme nas áreas produtoras do Paraná. São Paulo e Minas Gerais. Já no Espírito Santo e Bahia, há eventual chuva fraca ao longo da semana com a atuação dos ventos úmidos que sopram do mar. Em Rondônia, tempo seco nos próximos dias.
DÓLAR
O dólar fechou a segunda-feira em alta ante o real, cotado à R$3,7840 (+0,26%), com pequeno movimento de correção e com os investidores ainda de olho na cena externa e no quadro político local.
Na cena externa, tivemos a tensão entre Estados Unidos e Irã entre os destaques. O presidente Donald Trump disse ao Irã que o país arriscava consequências "do tipo que poucos sofreram antes ao longo da história" se a república islâmica fizesse mais ameaças contra os Estados Unidos.
Suas palavras foram publicadas no Twitter horas depois que o presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse a Trump que políticas hostis contra Teerã (capital do Irã) poderiam levar à "mãe de todas as guerras”.
Na cena interna o mercado seguiu repercutindo a aliança entre Centrão e Alckmin, além disto, o Banco Central brasileiro ofertou e vendeu integralmente 14 mil swaps tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para rolagem dos contratos que vencem em agosto, no total de 14,023 bilhões de dólares.
Com isso, rolou o equivalente a 10,5 bilhões de dólares do total que vencem no próximo mês. Como tem feito recentemente, o Banco Central não anunciou intervenção extraordinária no mercado de câmbio neste pregão.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!