INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em alta, cotado à 104,00 cents/lb (+205 pontos) no vencimento dezembro/19, em continuidade aos movimentos do dia anterior.
As exportações mundiais de café totalizaram 9,29 milhões de sacas em setembro de 2019, queda de 3,13% ante 9,58 milhões em setembro de 2018. Em relação ao mês de agosto quando foram exportadas 10,45 milhões de sacas a queda foi de 12,48%. As exportações no ano safra de 2018/19 (outubro/18 a setembro/19) elas aumentaram 8,1% em relação às exportações do mesmo período em 2017/18, totalizando 129,43 milhões de sacas, ante 119,74 milhões.
As exportações de Arábica no período de 12 meses que acabou em setembro 2019, totalizaram 85,01 milhões de sacas, ante 75,72 milhões no ano anterior, e as de Robusta passaram a 44,43 milhões, de 44,02 milhões de sacas.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 101.97 e posteriormente em 99.33. Já resistências vistas em 105.17 e 106.33.
De acordo com a Somar Meteorologia, novembro começa com calor e pouca chuva na maior parte das áreas produtoras. Até o domingo, a precipitação acontecerá somente entre Minas Gerais e Espírito Santo, mas terá distribuição espacial irregular com acumulados entre 10mm e 20mm, além de vir acompanhada eventualmente de granizo. A temperatura permanecerá acima dos 30°C na maior parte das áreas produtoras neste período.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$3,9980 (-0,39%), com uma pausa nas tensões da guerra comercial favorecendo o apetite por risco e em meio a dados positivos da indústria da China e a um relatório de emprego melhor do que o esperado nos Estados Unidos.
A guerra comercial prolongada entre Estados Unidos e China parecia arrefecer nesta sexta-feira, favorecendo as moedas emergentes, mais arriscadas.
Na quinta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os EUA e a China anunciarão em breve um novo local onde ele e o presidente chinês, Xi Jinping, assinarão a "fase um" de um acordo comercial após o Chile cancelar uma cúpula planejada para meados de novembro.
Trump não ofereceu detalhes sobre quando uma nova reunião pode ser marcada, mas a Casa Branca disse na quarta-feira que espera finalizar um acordo "dentro do mesmo período de tempo" planejado.
Em outro estímulo ao risco, a criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou menos do que o esperado em outubro, enquanto as contratações nos dois meses anteriores foram mais fortes do que o estimado originalmente, oferecendo garantia que os consumidores continuarão a sustentar a economia norte-americana.
Na China, a atividade industrial expandiu inesperadamente no ritmo mais forte em mais de dois anos em outubro, de acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit divulgada nesta sexta-feira.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!