6 de Setembro de 2019 às 08:35

Boletim diário Expocaccer 05-09: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em baixa

Saiba mais

 

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ


-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em baixa, cotado à 95,40 cents/lb (-120 pontos) no vencimento dezembro/19, o mercado voltou a repercutir informações mais positivas sobre a safra 2020/21 do Brasil. Com a OIC elevando sua estimativa global de superávit 2018/19 para 4,96 milhões de sacas, ante uma estimativa de agosto de 3,92 milhões de sacas.

A colheita colombiana de café recuou 11% em agosto na comparação com igual período do ano anterior, somando 1,11 milhão de sacas de 60 kg, informou nesta terça-feira a Federação Nacional de Cafeicultores, que considerou a redução normal dentro do ciclo anual de produção. Em agosto de 2018, a colheita da Colômbia, maior produtora mundial de café arábica lavado, havia superado a marca de 1,25 milhão de sacas.
Por outro lado, as exportações colombianas de café avançaram 19% em agosto no ano a ano, para 1,21 milhão de sacas. Entre janeiro e agosto, a colheita acumulou uma alta de 3%, a 9,1 milhões de sacas, enquanto nos últimos 12 meses registra queda de 1%, para 13,8 milhões de sacas.
As exportações entre janeiro e agosto aumentaram 10%, para 8,9 milhões de sacas, além de avançarem 7% nos últimos 12 meses, para 13,5 milhões de sacas, acrescentou a federação em seu comunicado.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 94.48 e posteriormente em 93.57. Já resistências vistas em 96.88 e 98.37.

Já de acordo com a Somar Meteorologia, a frente fria continua na altura do Sudeste, deixando o tempo nublado e com alguns ponto de chuva nas áreas de Arábica entre São Paulo e Minas. No Paraná, áreas de instabilidade se formam no interior da América do Sul e espalham nuvens carregadas pela Região Sul do Brasil, mas o norte do Paraná recebe apenas chuva isolada e com baixos acumulados.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$4,1100 (+0,09%), após duas sessões consecutivos de perdas, em dia marcado por otimismo na cena externa diante de notícia de que Estados Unidos e China vão retomar as negociações comerciais de alto nível.

O mercado repercutia a aprovação proposta de emenda constitucional (PEC) da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e a nova rodada de negociações entre China e Estados Unidos, que deve ocorrer em outubro.

Nesta quinta, China e Estados Unidos concordaram em realizar negociações comerciais de alto nível no início de outubro em Washington, em meio a temores de que uma crescente guerra comercial possa desencadear uma recessão econômica global. As negociações foram acertadas em ligação telefônica entre o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, o representante de comércio dos EUA, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin.

A notícia elevou o ânimo dos investidores, que voltaram a considerar a possibilidade de algum tipo de acordo entre os dois países, como a suspensão de tarifas por um tempo.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!