8 de Outubro de 2019 às 08:08

Boletim diário Expocaccer 07-10: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em baixa

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em em baixa, cotado à 97,00 cents/lb (-200 pontos) no vencimento dezembro/19, o mercado estende as perdas da última sessão ainda com atenção ao câmbio e diante da florada no final de semana.

Segundo levantamento da Embrapa, a safra dos Cafés do Brasil estimada para o presente ano de 2019 totaliza um volume físico equivalente a 48,99 milhões de sacas de 60kg. Desse total, 34,47 milhões de sacas são de café arábica, o que representa em torno de 70% da safra, e 14,52 milhões de sacas de conilon, que correspondem a 30%. Entretanto, a safra 2019 teve uma redução de 20,5% da produção nacional de cafés, se tal performance for comparada com o mesmo período anterior, quando o país colheu um volume recorde de 61,66 milhões de sacas em 2018.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 96.02 e posteriormente em 95.03. Já resistências vistas em 98.57 e 100.13.

Já de acordo com a Somar Meteorologia, o mês de outubro começou com sol e calor nas principais áreas produtoras de café do Brasil. A grande preocupação dos produtores é se tem previsão de chuva para sustentar a florada que despertou nos últimos dias nas regiões do Arábica entre Paraná, São Paulo e Minas. Uma frente fria já está a caminho, o tempo já mudou em São Paulo, onde a semana começou mais nublada e já com registro de chuva significativa no interior do Estado. Ao longo dos próximos dias, a chuva deverá ganhar força também no sul de Minas e até mesmo em parte do cerrado e Triângulo. Até a sexta-feira, o acumulado de chuva poderá alcançar os 70mm na Mogiana Paulista e Mineira.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$4,1046 (+1,13%), com investidores de olho na retomada das negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

As atenções dos investidores seguem voltadas para as negociações entre China e Estados Unidos, com o mercado de olho na possibilidade de um acordo sobre a guerra comercial.

As negociações comerciais estão programadas para serem retomadas na próxima quinta-feira, quando o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, se reunirá com o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, e com o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, em Washington. A retomada das conversas acontece após uma escalada nas tensões que levou a um aumento na alíquota de algumas tarifas.

O mercado também segue de olho na divulgação de dados sobre a economia dos Estados Unidos, em busca de pistas sobre o rumo da taxa de juros no país. Isso porque, com taxas mais altas, o país se tornaria mais atraente para investidores. Isso motivaria uma tendência de alta do dólar em relação a moedas como o real.

Na sexta-feira, dados do mercado de trabalho dos EUA reforçaram apostas de mais corte de juros pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) este ano. A criação de vagas nos Estados Unidos aumentou moderadamente em setembro, com a taxa de desemprego caindo para perto da mínima de 50 anos de 3,5%.

Na cena interna, investidores seguem atentos ao andamento da reforma da Previdência, em meio a temores de que a articulação política pulverizada, as disputas em torno da cessão onerosa e a lentidão na liberação de emendas parlamentares possam comprometer o calendário original de conclusão da votação no Senado.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!