10 de Março de 2019 às 20:20

Boletim diário Expocaccer 08-03: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ
-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 98,50 cents/lb (+165 pontos) no vencimento maio/19, a força do real em relação ao dólar hoje provocou uma cobertura de posições vendidas e elevou os preços.

Os países produtores de café da América do Sul, principal região fornecedora do produto em nível mundial, no mês de janeiro de 2019, exportaram 4,76 milhões de sacas, volume que representa um acréscimo de 16,4%, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Se forem consideradas as exportações acumuladas em quatro meses seguidos (outubro de 2018 a janeiro de 2019), o total exportado soma 21,6 milhões de sacas, com percentual de crescimento de 17,9%, na comparação com o mesmo período anterior.
No caso dos Cafés do Brasil, com relação a exportações no mesmo período quadrimestral as vendas aumentaram 26,8%, com 14,73 milhões de sacas. Quanto à Colômbia, as exportações atingiram 4,79 milhões, volume que denotou crescimento de 5% em relação ao mesmo período anterior. E as exportações do Peru somaram 1,92 milhão de sacas, as quais registraram aumento de 1,3%.
Quanto à produção de cafés na América do Sul – Brasil, Colômbia e Peru -, região responsável por 47,7% da produção global no ano-cafeeiro 2018-2019, os números indicam que a safra aumentou 4,3%, ao atingir 79,94 milhões de sacas. Somente a produção do Brasil, maior produtor mundial, com aproximadamente 35% da safra mundial, que bateu um recorde histórico, somou 60,1 milhões de sacas.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 97,27 e posteriormente em 96.03. Já resistências vistas em 99,17 e 99.83.

De acordo com a Somar Meteorologia, por causa da presença de umidade e de temperaturas mais altas, ocorrem pancadas de chuva nas áreas de café do Brasil. Na Região Sudeste, o sol se faz presente, a temperatura sobe com facilidade e sobretudo a partir da tarde, embora ainda de forma isolada, ocorrem pancadas de chuva com muita ventania e descargas elétricas. No Paraná, a semana termina com pancadas mais fortes de chuva, por causa do avanço de uma frente fria, que deverá deixar a chuva mais volumosa e mais abrangente. No início da próxima semana, a chuva aumenta na Região Sudeste, por causa da passagem da frente fria pela costa.


DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$3,8720 (-0,36%), acompanhando o movimento no exterior após dados fracos sobre a criação de empregos nos Estados Unidos e com correções no mercado de câmbio depois da forte alta no dia anterior. No cenário local, as atenções permaneceram voltadas para a articulação política em torno da reforma da Previdência.

Os EUA criaram apenas 20 mil vagas de trabalho em fevereiro, um número bem abaixo do que era esperado, endossando preocupações de desaceleração acentuada na atividade econômica norte-americana.
Na China, as exportações em fevereiro caíram 20,7% em relação ao ano anterior, maior queda em 3 anos, segundo dados divulgados nesta sexta, elevando os temores sobre a desaceleração do país asiático, atualmente em uma guerra comercial com os Estados Unidos.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!