11 de Abril de 2019 às 18:56

Boletim diário Expocaccer 10-04: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 94,25 cents/lb (+60 pontos) no vencimento maio/19. O mercado externo do grão seguiu o movimento altista da véspera em movimento de ajustes e com suporte das oscilações do dólar.

O diferencial entre os preços dos cafés arábica e robusta tem crescido nos últimos meses no mercado brasileiro, de acordo com levantamento do Cepea. No geral, as duas variedades têm se desvalorizado em boa parte da safra 2018/19, mas as baixas do robusta têm sido um pouco mais intensas, ampliando a distância frente ao arábica. 
Na parcial da safra (de julho/18 a 8 de abril/19), o Indicador CEPEA/ESALQ do arábica tipo 6 (posto na cidade de SP) está 100,33 reais/sacas acima do Indicador CEPEA/ESALQ do robusta tipo 6 (peneira 13 acima). No mesmo período da safra 2017/18, a diferença entre as variedades era de 84,61 reais/sc. 
A expectativa do setor, de acordo com pesquisas do Cepea, é de que esse diferencial siga estável nos próximos meses, tendo em vista as perspectivas baixistas para as duas variedades.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 93,40 e posteriormente em 92.55. Já resistências vistas em 94,80 e 95.35.

De acordo com a Somar Meteorologia, a presença de uma frente fria mantém a chuva no café do Sudeste. Em São Paulo a chuva perde força nas áreas produtoras mas, no sul de Minas e Triângulo, ainda poderá chover em torno de 20mm até amanhã. De quarta para quinta-feira, a chuva alcança o Conilon capixaba onde serão acumulados em torno de 50 a 70mm de chuva.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$3,8251 (-0,66%), após parecer favorável do relator à reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, e monitorando dia de agenda cheia no exterior.

No exterior, o apetite por risco que predominava nos últimos pregões se esvaiu depois que o Fundo Monetário Internacional (FMI) cortou suas projeções de crescimento global na véspera e com tensões comerciais renovadas entre Estados Unidos e Europa.

Tendo esse cenário como pano de fundo, investidores voltaram as atenções nesta quarta-feira para a decisão do Banco Central Europeu, que manteve a política monetária e orientação apesar da forte desaceleração no crescimento econômico do bloco.

O mercado também monitorou a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve. Os integrantes do banco central norte-americano concordaram em ser pacientes sobre qualquer mudança na política monetária.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!