12 de Dezembro de 2018 às 08:47

Boletim diário Expocaccer 11-12: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em forte queda

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER


CAFÉ


-- Nesta terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em forte queda, à 102,35 cents/lb (-280 pontos) no vencimento março/19. O mercado do arábica já iniciou o dia em baixa em acomodação ante a alta registrada no dia de ontem. 
As cotações demonstraram fraqueza depois de voltarem acima dos 105 cents/lb no vencimento referência de mercado, ocasionando movimentações técnicas baixistas.

Considerando a soma de café verde, solúvel e torrado & moído, o Brasil exportou 3,68 milhões de sacas de café em novembro. O volume foi 24,4% superior ao total de sacas exportado no mesmo mês de 2017, quando o país exportou 2,96 milhões de sacas. Já em relação a outubro deste ano, quando o Brasil exportou 3,92 milhões de sacas de café, houve uma queda de 6,1%. Os dados são do relatório de exportações mais recente do Cecafé, Conselho dos Exportadores de Café do Brasil.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 101,18 e posteriormente em 100.02. Já resistências vistas em 104.38 e 106.42.
 
De acordo com a Somar Meteorologia, os próximos dias tendem a ser mais secos e com elevação das temperaturas, que em algumas regiões podem atingir a sensação térmica de 36 graus (real 33). Em função do acumulo de umidade podem ocorrer pancadas de chuva de forma isolada e com baixos volumes acumulados.

DÓLAR


-- Após dia de sobe e desce, o dólar comercial fechou quase estável nesta terça-feira, cotado à R$3,9210 (+0,07%), com a volta da cautela ao mercado internacional por conta do noticiário sobre o Brexit, em dia de nova ação do Banco Central no câmbio. 

Ainda sobre o Brexit, May tem encontrado dificuldades no acordo para o Reino Unido deixar a União Europeia. Depois de ter conseguido chegar a um consenso com o bloco europeu, corria o risco de não aprovar o texto no Parlamento no país. Na véspera, temendo uma derrota, preferiu suspender a votação do texto que iria à votação nesta terça-feira.

Hoje, um porta-voz de May disse que o acordo seria colocado em votação em 21 de janeiro. A notícia sobre o voto de não-confiança acabou reacendendo a cautela nos negócios globais e fazendo o dólar subir ante as divisas emergentes, como o peso chileno, e a reduzir quase toda a queda ante real.

Além disso, China e EUA discutiram nesta terça-feira o roteiro para o próximo estágio de suas negociações comerciais, durante uma ligação telefônica entre o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, e o representante de Comércio dos EUA, Robert Lighthizer, o que ajudou a aliviar os mercados.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!