15 de Março de 2019 às 08:24

Boletim diário Expocaccer 14-03: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ
-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 97,15 cents/lb (-50 pontos) no vencimento maio/19. O dia foi de altas e baixas com o mercado em ajustes técnicos, de olho na oferta e também nas oscilações do dólar ante o real.

De acordo com a consultoria Safras & Mercado, os produtores brasileiros já venderam 50,78 milhões de sacas de 60 quilos de café da safra recorde de 2018/19, ainda que os negócios apresentem um ritmo mais lento na comparação com a média histórica para esta época.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 96,27 e posteriormente em 95.38. Já resistências vistas em 98,37 e 99.58.

De acordo com a Somar Meteorologia, a quinta-feira é mais um dia de calor, alta umidade, com áreas de instabilidade e hoje também, o avanço de uma frente fria pela costa de São Paulo deverá reforçar as condições para temporais entre São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de minas Gerais. Até o sábado há expectativa para fortes temporais, inclusive nas áreas produtoras de Arábica do Sudeste. No Arábica do Paraná também tem previsão para pancadas de chuva até o início da semana que vem. Conilon capixaba ainda segue com chuva irregular.


DÓLAR


-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$3,8490 (+0,91%), interrompendo uma sequência de quatro quedas, influenciado pelo ambiente externo, onde moedas de perfil semelhante à brasileira depreciaram diante de dados mais fracos da China e de renovadas incertezas sobre a situação comercial entre Washington e Pequim.

A Bloomberg noticiou nesta quinta-feira, citando fontes não identificadas, que um encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, para resolver a guerra comercial não acontecerá neste mês e é mais provável que ocorra em abril.
As notícias de que os dois países adiaram uma nova rodada de conversas também estão pesando, porque indicam que uma resolução para o problema comercial, que afetou os mercados em todo o mundo no ano passado, não está tão próxima.

Na cena interna, a retomada das compras de dólares no mercado doméstico nesta sessão também encontrou espaço na ausência de novas notícias positivas no campo da reforma da Previdência. Na noite de quarta-feira, como esperado, a Câmara dos Deputados instalou sua Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), primeiro órgão colegiado que analisará o texto que muda as regras previdenciárias.

A expectativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é que a CCJ possa analisar a admissibilidade da proposta até o dia 28 deste mês. O foco do mercado se volta para a proposta de novas regras para os militares, a ser encaminhada até dia 20 pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!