INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 90,85 cents/lb (+230 pontos) no vencimento julho/19. O mercado teve nova recuperação, estendendo os ganhos da véspera, com movimentações técnicas depois de testar mínimas históricas.
Além das movimentações técnicas na sessão, destaca-se que o arábica também teve suporte do avanço do robusta em Londres, os preços avançaram com os ganhos do café robusta provocando uma cobertura de posições vendidas nos futuros.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 88,97 e posteriormente em 87.08. Já resistências vistas em 92,02 e 93.18.
De acordo com a Somar Meteorologia, a formação de uma frente fria provoca chuva forte no Sul do país entre hoje (quinta-feira) e o sábado. A chuva mais volumosa atinge uma área desde o norte do Rio Grande do Sul até o sudoeste do Paraná. Já no norte do Paraná, a chuva alcança a região a partir do fim de semana, com menores acumulados e de forma mais isolada. Na Região Sudeste, o tempo fica mais firme nas áreas produtoras e somente a partir do domingo é que volta a chover, com o avanço da frente fria, porém com menores acumulados e em pontos isolados das áreas majoritárias.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$3,9540 (+0,48%), acompanhando a cautela no exterior em meio às renovadas tensões comerciais, e tendo a reforma da Previdência no radar.
Do lado externo, permanece forte o sentimento de cautela ligado às negociações comerciais entre Estados Unidos e China, que serão retomadas em Washington nesta quinta-feira, com a delegação chinesa afirmando estar totalmente preparada para defender seus interesses.
O acordo foi posto em dúvida nesta semana após Trump anunciar elevação das tarifas sobre produtos chineses de 10 a 25% a partir de sexta-feira. De acordo com a Reuters, a incerteza com relação ao comércio mantém agentes locais na defensiva, o que deve se prolongar na sexta-feira, dia em que autoridades chinesas e dos EUA ainda estarão reunidas.
No panorama doméstico, o mercado segue tendo a reforma da Previdência no radar, após participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, em audiência na comissão especial da Câmara na véspera.
Guedes defendeu a reforma da Previdência, mas não detalhou, num primeiro momento, a economia que o governo prevê com a proposta.
O ministro afirmou ainda que seria uma irresponsabilidade deixar Estados e municípios de fora da Previdência, relatando que percebeu que muitos governadores e prefeitos querem ser incluídos na reforma.
Na avaliação de participantes do mercado, Guedes se saiu bem na comissão especial, mas ainda há uma preocupação ligada à atuação do chamado centrão, visto que o problema maior é que o centrão ainda não vai ficar contente só com esses dois ministérios, e isso vai causar uma certa instabilidade e o Bolsonaro vai começando a fazer a velha política.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!