22 de Junho de 2019 às 08:24

Boletim Expocaccer 21-06: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 100,65, cents/lb (- 115 pontos) no vencimento setembro/19, em sequência as recentes e seguidas liquidações de fundos.  

Com exportação recorde, estoques nacionais podem recuar. Com os embarques brasileiros de café em ritmo acelerado, a expectativa é de que os estoques de passagem da safra 2018/19 sejam menores do que os estimados anteriormente, segundo afirmam pesquisadores do Cepea. Em maio, as exportações totais atingiram novo recorde de volume para o mês: foram 3,5 milhões de sacas de 60 kg, avanço de 9,3% frente a abril e mais que o dobro da quantidade de maio/18, de acordo com dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café). Quanto aos estoques brasileiros, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) revisou o balanço final para 3,8 milhões de sacas em maio, contra 6,8 milhões na primeira estimativa. A redução dos estoques será refletida especialmente em 2019/20. Com a menor produção esperada, devido, especialmente, à bienalidade negativa, e com as expectativas de que o consumo siga em alta e os embarques, em bons níveis, a oferta pode ser limitada. 

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 99,65 e posteriormente em 98.65. Já resistências vistas em 102.20 e 103.75.

De acordo com a Somar Meteorologia, há 30 dias não chove forte sobre as principais áreas produtoras de café do Brasil, algo que acelera a colheita. Mesmo com a passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste, o tempo permanecerá seco. Somente no Espírito Santo e sul da Bahia, a umidade que vem do mar causa chuva de até 15mm nos próximos sete dias. A temperatura permanecerá elevada para época do ano em todas as áreas produtoras.

DÓLAR

-- * O dólar comercial* fechou em baixa de 0,46%, cotado a R$ 3,8206 na venda.

O BC realizou nesta sessão leilão de até 5,05 mil swaps cambiais tradicionais, correspondentes à venda futura de dólares, para rolagem do vencimento de julho, no total de US$ 10,089 bilhões.

No noticiário doméstico, em dia marcado por volume reduzido na ponte entre o feriado de Corpus Christi e o fim de semana, agentes financeiros voltaram atenções para o exterior, onde há elevada aversão a risco após escalada nas tensões entre Estados Unidos e Irã.

No exterior, o The New York Times reportou que o presidente dos EUA, Donald Trump, aprovou ações militares contra a República Islâmica em retaliação pela derrubada de um drone de monitoramento, mas depois voltou atrás. O real, no entanto, valorizou-se frente ao dólar ainda em movimentos de ajuste após o mercado local ter ficado fechado na véspera, em reação à decisão do Fed na quarta-feira, quando o banco central dos EUA indicou uma eventual queda dos juros. Juros mais baixos nos EUA melhoram a relação risco/retorno para aplicações em ativos de mercados de maior risco, como os emergentes, o que pode estimular entrada de capital para o Brasil, por exemplo. Com isso, há aumento da oferta de dólar, o que tende a reduzir o preço da moeda.


Claudio Castello Branco Ribeiro Filho Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!