24 de Maio de 2019 às 08:33

Boletim Expocaccer 23-05: Cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta

Saiba mais

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ


-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 93,50 cents/lb (+175 pontos) no vencimento julho/19. O mercado oscilou dos dois lados da tabela com atenção ao câmbio, movimentos técnicos e atenção para safra brasileira.

A safra de café do Brasil deverá alcançar 59,3 milhões de sacas de 60 kg em 2019/20, informou relatório de adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) em São Paulo.
A previsão representa um recuo de 8,5% em relação à safra recorde registrada em 2018/19. Ainda segundo o relatório, a produção de café arábica deve recuar 15%, para 41 milhões de sacas e a produção de café robusta, por sua vez, deve alcançar 18,3 milhões de sacas, um avanço de 1,7 milhão de sacas.
Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera uma produção de 50,9 milhões de sacas, o Rabobank prevê 57,6 milhões de sacas e a Comexim fixa a safra em 58,2 milhões de sacas.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 91.13 e posteriormente em 88.77. Já resistências vistas em 94.93 e 96.37.

De acordo com a Somar Meteorologia, uma frente fria se aproxima do Sudeste e provoca chuva hoje e amanhã (sexta-feira) entre São Paulo e sul de Minas Gerais. De sexta para o sábado, rapidamente a chuva se afasta, dando lugar a uma massa de ar de origem polar. O sábado promete amanhecer gelado entre o Sul e o Sudeste do Brasil e com risco de geadas no alto da Serra da Mantiqueira, onde os termômetros poderão registrar temperaturas próximas a zero grau. No domingo a massa de ar polar já começa a perder a força.

DÓLAR


-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$4,0480 (+0,14%), de olho no exterior, onde há cautela por preocupações renovadas quanto à disputa comercial entre Estados Unidos e China, e tendo o cenário doméstico e a pauta de votações no Congresso como pano de fundo.

Na quarta-feira, a Câmara dos Deputados aprovou o texto principal da Medida Provisória 870, que modifica a estrutura do governo federal e reduz o número de ministérios, mas o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), encerrou a sessão sem concluir a votação após um acirramento das tensões. A expectativa de Maia é de que a votação seja concluída nesta quinta-feira, com a análise dos destaques.

Enquanto a votação de importantes matérias econômicas por parlamentares reforça a leitura de agentes financeiros de que o Congresso está comprometido em avançar a agenda econômica, tal movimento já vinha sendo precificado, destaca a Reuters.

Com isso, o real passa a olhar mais para o exterior, operando em linha com outras moedas emergentes, que são pressionadas por temores renovados quanto à disputa entre Estados Unidos e China. O Ministério do Comércio chinês disse que, se os EUA quiserem continuar com as negociações, precisam "corrigir suas ações erradas".


Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!