BOM SENSO & CARAMINHOLAS
Milton Magalhães
TESTE PARA O CORAÇÃO
Acompanhar os últimos jogos do Clube Atlético Patrocinense, tem sido o teste para o coração. Que o diga o Presidente do timão Grená, Tatá e o Moscote Águia Louca, que tiveram um piripaque preocupante na hora do jogo CAP x Tombense. Primeiro tempo horroroso, time saiu perdendo de 1 a 0. Achei que o comentarista da Difusora Walterson Silva ia entrar em campo, e soltar catiripapos e safanão para acordar os caras. Desliguei o rádio. Não tenho nervos de aço, não tenho desfibrilador e Já vi esse filme. Quando fui ver o resultado, 2 a 1 para a águia. O que será que o técnico Max Sandro, falou no pé da orelha dos os caras. O time voltou um fio de 220 volts desencapado . Quem CAPotou foi o Tombos. Nunca lhe pedi nada, CAP: Classifica sem matá nóis, por favor!
PATROCÍNIO ACIMA DE TUDO
Foi aprovado na Casa de Leis Rangeliana, importante projeto de autoria do vereador Odirlei Magalhães, institui as cores oficiais do Município, padronizando as pinturas dos imóveis municipais. Vai resultar em economia no município, não se pode mais usar cores partidárias, somente cores contidas em nossa bandeira. O projeto entrará em vigor a partir de 2025. A data futura é para não gerar prejuízo, tendo que descartar uniforme e repintar logradouros. Mas a mentalidade já pode ser outra. Aqui relembrando que lá pelos idos de 90, o ex-vereador José Reinaldo da Silva, teve de entrar com uma representação na justiça, pois usava-se e abusava-se das cores de partidos políticos em publicidades da prefeitura. Aplausos – e por favor - de pé!
INACREDITÁVEL
Né de ver que foi vetado na Prefeitura e na Câmara, um Projeto do Vereador Balila, que Instituiria o “Programa Domingo Municipal do Esporte, Lazer e Cultura no âmbito do Município de Patrocínio. Tipo interditava-se a Avenida João Alves do Nascimento para você e eu fazermos nossa caminhada, pedalar, correr, dançar, andar de patins, de skates; passear com filhos, netos, andar com seu pet...Um espaço democrático e importante de saúde, cidadania e lazer. Foi adotado na Av. Rondon Pacheco em Uberlândia, (Olha eu correndo, por lá, ainda sem o grande público que por se aglutinava) São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Ribeirão Preto. A aprovação dessa lei, servia até para pressionar a revitalização da avenida do Catiguá. Podia entrar em vigor também em 2025, não?
MARIA CLARA MARRA TEM VIÉS ESQUERDISTA? FARÁ DOBRADINHA POLÍTICA COM QUEM?
NÍVEL HARD
Falar na filha, é lembrar do pai; lembrar o pai, é lembrar de um governo de alto desempenho. Pode não ser fácil para a oposição, encontrar um nome para enfrentá-lo com seu alto grau de aprovação popular. Mas também será jogo duro para Deiró achar entre seus correligionários, quem lhe substituirá a altura. Em seu estilo centralizador “ninguém aparece”. Transferir votos é complicado. Como se diz nos games. Eleição “Nível Hard”.
ERRADO ELE NÃO ESTÁ
O médico atendendo um paciente de 66 anos, pergunta a data, confirmando. Segue o diálogo:
“- 66 anos, Sr Miguel?”
“ Sim, a idade mais perigosa que tem”
“ A é? Por que?
“ Porque Deus olha lá de cima acha que é 99 e quer levar a gente” Errado ele não está.
TRES TONS DE VOZES
O vereador Balila, disse que adota três tons de vozes na Câmara Municipal. Seria, tenor, barítono e baixo. Pra defender o prefeito Deiró ele é um Pavarotti naquela Câmara.
MUTIRÃO DA GRATIDÃO
Patrocínio e região recebeu uma notícia magnifica: A habilitação da Santa Casa de Patrocínio como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Neurocirurgia. A grande notícia publicada no Diário Oficial da União, chegou a Patrocínio, mostrando um problema crônico em nossa política local: A desunião e a vaidade de nossos políticos. Todo mundo se arvorando ser o pai da “criança bonita”. Deputada Greyce Elias, Deputado Weliton Prado,( Via Vereador Thiago Malagoli) Prefeito Deiró Marra, Vereador Balila, Vereadora Adriana de Paula...E todos com provas. Ficou difícil para alguém divulgar a notícia. Gostei da fala do Vereador Balila, (olha o Balila aqui de novo). Quem conseguiu, segundo o vereador, foi o pedreiro, o servente, a dona de casa, o gari, o professor, o comerciante , o comerciário, o motorista... Uma conquista de quem paga imposto... Errado ele não está. Deu pra notar que não foi uma luta de alguém sozinho; a vitória também não, foi. Aqui nosso mutirão de gratidão..
TRES FESTAS EM UMA: FENAPATRÔ
Que bom, ai aí está efetivada ( ainda que de forma tímida) a FENAPATRÔ- Festa Nacional do Café de Patrocínio. Estamos a caminho. Podemos fazer coisa melhor. O que defendemos há tanto tempo vai além. União das festas. A Grosso modo, é este perfil dos eventos de maior projeção pulverizados durante o ano na cidade: Fenicoopa no mês de Setembro; Seminário do Café, também em Setembro e a ExpoPatrô, já unificada com a Feira Industrial e Comercial, em Abril/Junho. O que precisamos fazer? Isto mesmo: unificar estes referidos eventos, transformá- los em uma festa de projeção nacional, como a ExpoZebu, em Uberaba; a FENAMILHO, (Patos de Minas) e como a FESTA NACIONAL DO CAFÉ, (que, embora, Patrocínio seja a maior praça produtora de café, infelizmente, quem conquistou há muito o direito a comemoração a nível nacional, foi a cidade do interior paulista, Espírito Santo do Pinhal) . Por isto precisamos pensar grande. Unindo todas as vértices do agronegócio do município e lançando, assim, com esta grande somatória de força a nossa FENAPATRÔ. Somente com a união de todas as vértices econômica local, teremos um evento de expressão nacional... Tem interesses distintos? Tem. Tem vaidades a ser administradas? Muita. Tem toda sorte de empecilho? Vixe!. Mas, cremos nesta ideia, e cremos que há quem acredita nela a ponto de torná-la uma grande realidade. FENAPATRÔ, sim. Mas, Podemos mais. Muito mais.
SUPERAGRO
Se por ventura tem alguém olhando de lado e rindo com o cantinho da boca, encerro dizendo que o grande exemplo bem sucedido de unificação de grandes eventos vem da nossa Capital Mineira: A SUPERAGRO. Evento inovador, lançado pelo patrocinense Silas Brasileiro, quando este era Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A iniciativa unificou o calendário de eventos da capital, envolvendo, modernizando e levando com sucesso para a Expominas todas as cadeias do agronegócio de Beagá. Além da tradicional Exposição Agropecuária, Feira Agroindustrial, Núcleo de Conhecimento, com cursos, palestras e workshops e a Expo Cachaça, referencial mundial no ramo. A SUPERAGRO, hoje é isto. Divulga o potencial de Minas Gerais na atração de novos investimentos empresariais. Além disso, tem como finalidade promover a prospecção e realização de novos negócios pelos agentes do setor (produtores rurais, criadores, empresas e indústrias fornecedoras) para diferentes segmentos da agropecuária. Resumido a ópera: Em Patrocínio, precisamos trabalhar nesta linha, para sair da rabeira, incorporemos os três grandes eventos (festa) em um portentoso evento Nacional: FESTA NACIONAL DE PATROCINIO. Que a Câmara Municipal aprove o projeto.
Pense grande. Melhore. Dê uma polida, articule e divulgue esta ideia. (Menção Honrosa ao saudoso empresário Vicente Marra, que sempre nos apoiou nesta ideia)
ISTO POSTO E BEM DITO
Defendo que, por motivos óbvios, (insegurança sanitária; Pandemia ainda não foi controlada), a FENAPATRÔ deveria ser adiada. Trata-se de mega evento, público regional. Muita gente por metro quadrado. Lá para o mês de Junho, estaríamos em melhor situação. “A vida em primeiro lugar”. (A frase é dos políticos). Não foi o caso...
BOM SENSO
Deu na Rádio Difusora: “Devido ao aumento do contágio da Covid-19, nesse ano de 2022 como em 2021, a renovação carismática de Patrocínio não realizará o tradicional Rebanhão evento intitulado carnaval dos cristãos. O coordenador do Rebanhão, Francisco Ednaldo, esclareceu que por orientação do bispo Cláudio Nori Sturm, mais uma vez não poderá ser realizado o Rebanhão” Bom senso. Aplausos- e por favor- de pé!
COMO ASSIM?
Aconteceu comigo no Supermercado Bernardão do Bairro Morada Nova. Sempre tive dificuldade para abrir aquelas sacolinhas para colocar as compras depois de passar pelo caixa. Ali todo embaraçado, para descontrair comento, que preciso pegar umas aulas com o Sr Jacinto, para adquirir alguma habilidade na arte de abrir sacolinha na boca do caixa. Para minha surpresa. Ela me pergunta: “Quem é Sr Jacinto?”. Explico que é o Senhor Jacinto do Bernardão do Centro. O fundador da empresa. “ Conheço mesmo, não” Nada mais a comentar. Vergonha alheia. A moça não tem culpa. Ela defende o dela e pelo visto com muita eficiência e dedicação. Mas considerei uma falha do setor de recursos humanos da organização. Sr. Jacinto e Dona Ivêta, os patriarcas da empresa, são símbolos universais de amor trabalho ao honesto, determinação e simpatia. Vidas que inspiram. Por tras de toda marca de sucesso tem uma história de sacrifício. Tenho o maior orgulho de ser amigo do Sr Jacinto; Patrocínio o reverencia; quem trabalha na organização deve brilhar os olhos ao falar dele, no mínimo conhecê-lo de nome. Aquela habilidade para abrir a sacolinha, sorrindo para o cliente, então...
TURNAROUND
Uma nova expressão da renovação corporativa. Significa recuperação do valor e da performance empresarial. Turnaround significa mudar substancialmente o desempenho de uma empresa ou, simplesmente, "virar o jogo", não raro tirando-a de uma rota de declínio para colocá-la, novamente, em crescimento. Trata-se de uma mudança de rumo, ou seja, um redirecionamento para a obtenção de resultados superiores aos da média do mercado ou diferentes dos alcançados anteriormente, de maneira sustentável. É o famoso “levanta sacode a poeira e dê a volta por cima”. Tempos de se reinventar, mas o principio é o mesmo.
A ÚLTIMA PALAVRA
Como se sabe a Câmara Municipal não possui grandes oradores, mas dois nomes se destacam nesse quesito: THIAGO MALAGOLI E PROFº ALEXANDRE. O primeiro segue uma linha independente; o segundo, oposição consciente. Tem hora que a fala de Thiago não agrada a situação; tem hora que a fala do Profº Alexandre não agrada a oposição. Ambos alcançaram uma maturidade política que enxerga o todo. Tem visão escopal. Inteligência emocional. Entra para o grupo daqueles que tem uma palavra boa na roda. Um chamado á realidade. Jogam a rede mais longe na fala.Tem lastro. Búsula moral. Guarde as devidas proporções. Lembro-me do ex-Senador Pedro Simon, sua fala serenava o Plenário; fazia gente abaixar a cabeça; sua palavra era refletida, carregada de verdade, forte. Liderança positiva. Thiago e Profº Alexandre, recebam como elogio. Voces estão no caminho bom da vida pública.
PRIMEIRA PREFEITA DE PATROCÍNIO
Patrocínio alcança 180 anos emancipação político e administrativa ainda nenhuma mulher se elegeu a Prefeita de Patrocínio.( Ninguém chegou a vice) Qual? Quem? será a primeira. Me ajude lá: Cleudia Bernardes, da People? A Vereadora Eliane Nunes? A Leid Carvalho, da Rádio Módulo FM? A Advogada, Fabiane Freitas Garcia? A Isabela Rezende Cunha, da Gráfica A3? A Maria José Guimarães Mazzo, da Trajetus Viagens e Turismo? A Vereadora Chiquita?A Neusa Ferreira, do Ipsem? A Hilda Rizzati, da Bem Menos? (em nossa coluna na Gazeta, faltou alguns nomes que aqui estão) PRIMEIRA PREFEITA DE PATROCÍNIO: Qual? Quem?
COM A PALAVRA PEDRO SIMON
“Onde vi o ódio, lutei para levar o amor; onde vi a ofensa, lutei para levar o perdão; onde vi a discórdia, lutei para levar a união; onde vi dúvida, lutei para levar a fé; onde vi o erro, lutei para levar a verdade; onde vi desespero, lutei para levar a esperança; onde vi tristeza, lutei para levar alegria; onde vi trevas, lutei para levar a luz; onde vi repressão, lutei para levar a liberdade; onde vi tirania, lutei para levar a democracia; onde vi corrupção, lutei para levar a ética; onde vi impunidade, lutei para levar a justiça.” (último discurso ao deixar o Senado em 2014) .
SOB NOVA DIREÇÃO
Essa coluna foi publicada no Jornal Gazeta de Patrocínio, edição 4.128 de 26 de Fevereiro 2022, que a partir dessa data está sob a direção da empresária Isabela Rezende. A quem desejamos sucesso!
Contato: [email protected]