Acionado por um morador., uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Patrocínio esteve na Rua Chile nº 3275, Bairro Nações, para a captura de um animal silvestre. No local os militares se deparam com um lagarto Teiú de cerca de 1 metro.
Usando luvas de raspa e técnicas apropriadas, o lagarto foi capturado e depois solto no seu habitat natural, uma área de mata próxima a cidade.
Este lagarto capturado, da espécie Teiú-branco (Tupinambis teguixin), apresentava um ferimento no rabo, provavelmente provocado por pessoas, mas que se recupera e cresce rapidamente.
Trabalharam nesta ocorrência os Sargentos Durães e Andrade e Soldado Goulart.
Sobre o lagarto Teiú
O teiú é o maior lagarto da América do Sul e bastante comum, mesmo em áreas já exploradas pelo homem, vivem em buraco e preferem morar em sítios e chácaras, perto das casas, para se aproveitar dos restos de comida, dos quais se alimenta.
Mede quase 2 metros de comprimento, da ponta do focinho até a cauda e pode pesar até 5kg. É um lagarto terrestre, e raramente sobe em árvores depois de atingir a maturidade.
A cauda do teiú é maior que seu corpo, e é usada como arma funcionando como um chicote que dá dolorosas lambadas nos seus inimigos, embora uma mordida desse lagarto também possa machucar, tem a mandíbula e o maxilar fortes, repletos de pequenos dentes pontiagudos.
Como a maioria dos animais silvestres, porém, o teiú não enfrenta o homem, mas foge quando se sente ameaçado.
É da ordem: Squamata e Família: Teiidae, vive em Florestas, cerrados e caatingas e se alimenta de frutas, ovos e insetos
Reprodução: Desova entre 30 e 36 ovos por postura, que eclodem após 60 a 90 dias de incubação.
Período de vida: Aproximadamente 16 anos. .
Outros nomes populares de etimologia tupi-guarani: tuu, teiú, teijú, tiú, tejú-guasú, tejú-tará, tejú-guasú-tará (camaleão), teiú-oby (verde ou azulado), tejú-tinga (branco) tejú-pytá ou piranga (vermelho), tejú-kuatiá (pintado), tejú-pará...