21 de Setembro de 2020 às 15:42

Bombeiros explicam técnica para captura de abelhas e sua importância para o Meio Ambiente

No perímetro urbano de Araguari um enxame de abelhas da espécie Europa foi capturado e solto numa mata

ARAGUARI (MG) – No dia 20/09, domingo, por volta das 17:00h, os militares do Corpo de Bombeiros de Araguari deslocaram na Rua Cristalina cruzamento com a Rua Niquelândia Bairro Brasília em Araguari onde havia um enxame de abelhas da espécie Europa.

Segundo os militares as mesmas em espaço aproximado do diâmetro de uma laranja se se encontravam aglomeradas em uma pequena árvore frutífera de acerola.

Os militares sabendo que as abelhas se aglomeram e através de vibrações além de se comunicar produzem calor, com um borrifador de água doméstico resfriaram o aglomerado de abelhas para que as mesmas procurassem ficar mais juntas em sua ação de produzir calor para a recuperação de sua temperatura corporal.

Com uma caixa de papelão limpa sem cheiro e resíduos efetuaram a remoção das mesmas, onde verificaram a remoção junto da Abelha Rainha. Em seguida fecharam com uma fita adesiva e deixaram um pequeno orifício em aberto para a entrada das abelhas que por hora ficaram fora da caixa.

Por processo natural as abelhas ficam aonde está a Abelha Rainha.

Os militares deslocaram em uma mata, onde as abelhas retornaram a seu habitat natural.

Segundos o Corpo de Bombeiros as abelhas são responsáveis por cerca de 80% das espécies de plantas devido aos processos de polinização.

Os bombeiros ressaltam a todos que as mesmas encontravam- se em viagem e procuram se instalar em galhos de árvores por um período aproximado de 24h00min para descansar, mas em muitos casos em aglomerados urbanos se encontram sob lixeiras de calçadas ou até mesmo em casos inusitados em motocicletas estacionadas na rua por não encontrarem local adequado devido a urbanização. As mesmas se comunicam através de vibração, ficando aglomeradas para isso, onde se decide se aquele lugar seria o de moradia fixa para procriação desta forma ficando tempo além do descanso da viagem. Estão ali para descansar se não forem incomodadas não atacam em seu instinto de defesa.

Não destrua seus habitats naturais e não matem. Preserve a natureza.

No local compareceram 03 militares onde efetuaram a remoção deixando o local seguro sem risco de picadas das abelhas aos transeuntes e as mesmas em segurança em uma área de mata.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!