Com informações do Corpo de Bombeiros
ESTRELA DO SUL (MG) - Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde de sexta-feira, 23/9, por volta das 15h30min, para uma ocorrência de salvamento de uma pessoa dentro de uma cisterna de 8 metros de profundidade, na MG 223, km 33, em uma fazenda na área rural de Estrela do Sul.
Segundo testemunhas, a vítima do sexo masculino, 54 anos, estava fazendo um trabalho de manutenção da cisterna, onde primeiro ele usou veneno para retirar uma colméia de abelhas que estava na tampa; em seguida, fez uma "gambiarra", amarrando quatro escadas para descer, cerca de oito metros, e fazer a drenagem da cisterna.
Entretanto, foi usado um motor a combustão, que liberou monóxido de carbono dentro da cisterna e, consequentemente, diminuição de oxigênio no ambiente, causando intoxicação e provocando um "apagão" na vítima.
Quando os bombeiros chegaram no local, já havia uma equipe do SAMU administrando oxigênio por meio de um cilindro pequeno que foi descido até a vítima.
Os militares montaram um sistema de tripé, onde uma militar desceu até o fundo da cisterna para resgatar o homem, que já havia recobrado a consciência, mas não conseguia se mover porque ficou com as pernas atoladas no barro.
Foi feita uma amarração com cordas e a vítima foi içada, consciente, orientada, sem ferimentos aparentes.
O SAMU fez o transporte dessa vítima até o Pronto Socorro de Estrela do Sul, para avaliação médica.