25 de Novembro de 2022 às 10:52

Bombeiros usam de técnicas especiais para retirar de fossa cavalo manga larga que se encontrava muito agitado

O salvamento durou aproximadamente 3 horas.

Continue lendo após anúncio
 

Com informações e fotos da ASCOM / 7° BBM

MONTES CLAROS (MG) - Os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados na tarde de quinta-feira, 24/11, por volta das 14h40min, para atendimento de ocorrência envolvendo o salvamento de um animal em risco no bairro Jardim Alegre em Montes Claros.

No local a guarnição deparou com um cavalo da raça Manga Larga Marchador, adulto, que havia caído dentro de uma fossa séptica inativa, com aproximadamente 4 metros de profundidade.

De acordo com as informações, o animal teria caído no momento em que tentava acessar o pasto ao lado, onde outros animais pastavam, sendo que no percurso a tampa improvisada que cobria a fossa não resistiu ao peso e quebrou-se.

Na oportunidade, após verificar a impossibilidade de retirar o animal com os recursos disponíveis, imediatamente o solicitante acionou o Corpo de Bombeiros.

Diante do exposto e considerando a chuva intensa que caiu na região, bem como a instabilidade do solo, após estudo minucioso da situação, a guarnição equipada com os EPI’s específicos utilizou-se dos recursos e técnicas de salvamento terrestre pertinentes à atividade, armou o equipamento “Tripé”, confeccionou um sistema de redução de força, o que possibilitou a retirada do animal do interior da fossa com a segurança devida e sem nenhum ferimento.

O Corpo de Bombeiros ressalta que o animal estava extremamente nervoso e debatendo intensamente, o que dificultou consideravelmente a ação dos militares.

O salvamento durou aproximadamente 3 horas.