Com informações e foto do Corpo de Bombeiros
As buscas por Eliabe Ferreira de Araújo, de 26 anos, que desapareceu após um acidente na represa de Nova Ponte, em Patrocínio, entraram em seu quinto dia, nesta terça-feira, 16 de outubro.
O corpo de Eliabe ainda não foi encontrado, apesar das buscas que foram retomadas no sábado de manhã. As equipes de mergulho do Corpo de Bombeiros continuam mobilizadas no local, porém, até o momento, não conseguiram localizar o pescador.
O afogamento ocorreu na noite de quinta-feira, 11 de outubro de 2023, quando Eliabe e seu amigo, de 30 anos, estavam pescando na represa nas proximidades da comunidade de Santa Luzia dos Barros, zona rural de Patrocínio.
Por volta das 20h00, uma chuva intensa com rajadas de vento atingiu a região. Diante da situação adversa, os pescadores tentaram retornar à margem utilizando um barco a remo. Eles puxavam a corda enquanto estavam no barco, mas uma colisão com uma das boias que delimitavam um criadouro de peixes fez com que o barco virasse, lançando ambos na água.
Agarrados ao casco do barco, os dois pescadores tentaram se manter à tona, mas o barco acabou afundando. Foi neste momento que Eliabe começou a gritar, indicando que estava se afogando. Seu amigo tentou retornar para ajudá-lo, mas perdeu contato visual e também começou a gritar por socorro. Felizmente, um morador local, que reside nas margens da represa, percebeu a situação e rapidamente se dirigiu ao local em uma canoa, realizando o resgate de um dos pescadores.
O amigo de Eliabe foi encaminhado ao hospital com ferimentos leves. Ele informou aos bombeiros que Eliabe não conseguiu se manter à tona e desapareceu nas águas da represa.
As autoridades ainda investigam as causas do acidente. O Corpo de Bombeiros pede que as pessoas que estiverem praticando atividades náuticas em represas e rios tomem todos os cuidados necessários, como utilizar colete salva-vidas e respeitar as condições climáticas.