9 de Fevereiro de 2026 às 11:51

Cadeia integrada conecta as cidades de Patrocínio, Viçosa e Leopoldina na produção dos produtos da Pif Paf Alimentos

No mês em que as unidades de Viçosa e Leopoldina comemoram aniversário, empresa evidencia a força de um processo no qual cada etapa, em diferentes cidades mineiras, é fundamental

Patrocínio, fevereiro de 2026 – Da carne suína aos embutidos, das peças in natura aos pratos prontos que chegam à mesa dos consumidores, a produção da Pif Paf Alimentos é resultado de uma engrenagem integrada que conecta diferentes regiões. Em Minas Gerais, as cidades de Patrocínio, Viçosa e Leopoldina, por exemplo, cumprem papéis complementares nesse processo, formando uma cadeia produtiva que alia eficiência, controle rigoroso e diversidade de produtos.

Janeiro foi o mês de aniversário das unidades de Viçosa e Leopoldina – celebrado dia 20 –, responsáveis pela produção de embutidos e pratos prontos, respectivamente. Uma oportunidade para mostrar como esse trabalho começa antes — com o processamento da matéria-prima — e se desenvolve ao longo de diferentes etapas até o produto final.

“A Pif Paf trabalha com um modelo de integração muito bem definido. Cada unidade tem sua função dentro da cadeia, e isso permite que a companhia tenha um portfólio diversificado, que vai desde produtos embutidos até linhas prontas, como pizzas e lasanhas”, explica o Gerente de Produção da unidade de Patrocínio, Jonathan de Jesus Abreu.

Segundo ele, todo o processo produtivo segue padrões rigorosos de qualidade e segurança. Os cortes suínos são separados conforme sua destinação dentro da cadeia produtiva. Parte deles segue para Viçosa, onde são utilizados na fabricação de linguiças cozidas, além de mortadelas. Os cortes também são encaminhados para Leopoldina e integram os ingredientes utilizados na elaboração das pizzas e lasanhas, produtos que fazem parte da linha de pratos prontos da empresa. “Viçosa utiliza cortes como toucinho, recorte magro e filezinho bolonhesa para os embutidos. Já Leopoldina recebe, por exemplo, presunto e outras matérias-primas que são base para a produção das pizzas e lasanhas”, explica Jonathan.

Éder trabalha na produção da Presuntaria em Patrocínio e é consumidor dos produtos Pif Paf

Da indústria ao consumidor

Essa integração entre unidades não se reflete apenas nos processos, mas também no sentimento de pertencimento dos colaboradores que atuam em cada etapa da cadeia. Éder Braga Batista, Operador de Máquinas da Presuntaria da unidade de Patrocínio, vive isso na prática. “É muito gratificante fazer parte de um processo tão complexo, que começa aqui na cidade, é finalizado em outras unidades da empresa e termina na mesa de milhares de famílias no Brasil e em outros países. Tudo é feito com dedicação e responsabilidade e ver isso se transformar em alimentos que fazem parte do dia a dia das pessoas é muito especial”, afirma.

Outra satisfação de Éder é poder consumidor produtos que ele atuou na produção ou mesmo vê-los disponíveis em supermercados e outros estabelecimentos. “Esses produtos fazem parte da minha rotina e saber que contribuí, direta ou indiretamente, para que eles cheguem com qualidade ao consumidor é um sentimento de orgulho mesmo”, diz.

Para ele, a força da Pif Paf Alimentos está justamente na conexão entre as unidades. “O que mais me orgulha é saber que fazemos parte de um time grande e integrado. Ver esse trabalho conectado, gerando empregos, desenvolvimento e levando produtos de qualidade a tantas pessoas é motivo de muito orgulho para mim”, completa.