Todos os anos a Confederação brasileira de Cinofilia (CBKC), divulga seus ranking de raças, ou seja, aquelas que obtiveram maior número de registros desde 2008, três raças tem ocupado as primeiras colocações nos registros CBKC: Shih Tzu, Maltes, Yorkshire.
A explicação para este resultado passa pelo tamanho dos animais pequenos, pois podem ser criados em apartamento, pelo fácil manejo e pelo temperamento. As três raças têm em comum a docilidade, o apreço pela companhia dos donos e a boa convivência com as crianças. Alem destas vantagens, vale lembrar que a preferência por determinadas raças também seguem a tendência e a “moda”. Da mesma forma como outros cães já estiveram em evidencia no Brasil, Shih Tzu, Maltes e Yorkshire segue firmes na preferência das famílias brasileiras.
Cada raça possui características próprias que devem ser observadas pela família para garantir a saúde do animal. Shih Tzu, Maltes e Yorkshire precisam de alimentos específicos desenvolvidos para eles, pois possuem necessidades próprias de vitaminas e aporte protéico.
Além de contribuir para o bem estar e longevidade, estes animais podem viver ate 15 anos, os produtos garantem a beleza da pelagem.
Os problemas de saúde também são variáveis e cada raça apresenta suscetibilidades. Shih Tzu são mais vulneráveis a dermatites e otites. Yorkshire podem ter colapso de traquéia, que tem tosse e falta de ar como principais sintomas. Já os cães da raça Maltes não são raros ter a pelagem manchada pelas lagrimas, na região ocular.
A pelagem destas três raças, alias, merece destaque e ao contrario do que varias pessoas acreditam, eles não soltam muitos pêlos no ambiente, tornando-se ainda mais atraentes. Banhos freqüentes, escovação evitam nós e ativam a circulação, tosa higiênica e banhos de hidratação são indicados.
As três raças, ditas anteriormente, no topo de registro CBKC, possui temperamento afável e são indicados para conviver com crianças. De origem Bretanha, o Yorkshire é ativo e possui caráter confiante, corajoso e independente. Ele cria um profundo vinculo com o dono, com quem pode estabelecer um comportamento ciumento e tem instinto de caça, já que é um Terrier. Os Malteses apreciam a companhia da família, são calmos, bastante dóceis e gostam de brincar. Já os Shih Tzu que tem origem oriental, são afáveis ate com estranhos, calmos, brincalhões e não possuem temperamento possessivo.
Eles também são inteligentes e alertas. Apesar de pequenos, os cães destas raças também necessitam de atividade física. Passeios diários são indicados para manter a vitalidade e evitar sobrepeso.
CLÍNICA VETERINÁRIA FAUNA
MÉDICA VETERINÁRIA: RAQUEL FONTES P. DA CUNHA RODRIGUES.
“CUIDANDO DA SAÚDE E DO BEM ESTAR DO SEU MELHOR AMIGO”