INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta quarta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 126,60 cents/lb (+195 pontos/+1,56%) no vencimento março/21.
O café arábica repercutiu os sinais de oferta menor depois que os dados da tarde de terça-feira da Green Coffee Association mostraram que os estoques de café verde dos EUA em novembro caíram -16,1% a / a para uma baixa de 5 anos de 5,809 milhões de sacas.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 125.03 e posteriormente em 123.47. Já resistências vistas em 128.38 e 130.17.
De acordo com a Somar Meteorologia, pancadas de chuva alcançam as áreas de café do Paraná, São Paulo e de Minas Gerais gerando acumulado entre 50mm e 100mm nos próximos sete dias. A precipitação será mais abrangente entre a quinta e sexta-feira pelo deslocamento de um sistema de baixa pressão atmosférica do Paraguai para o Brasil. No decorrer da semana que vem, uma frente fria deixará o tempo chuvoso e com temperatura mais baixa no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O acumulado estimado em sete dias varia entre 50mm e 125mm.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,1070 (+0,41%), ganhando tração na parte da tarde conforme a moeda tomou fôlego também no exterior, após o banco central dos Estados Unidos sem surpresas manter os juros perto de zero.
No exterior, esperanças crescentes de um acordo comercial do Brexit e avanço nos planos e campanhas de vacinação contra a Covid-19 ajudaram num cenário de maior otimismo sobre o ritmo de recuperação da economia global.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse nesta quarta-feira que todos os 27 países do bloco começarão a vacinar sua população "no mesmo dia", assim que uma vacina for aprovada pelo órgão regulador europeu.
Nos EUA, o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) manteve inalteradas nesta quarta-feira (16) as taxas de juros de referência entre 0% e 0,25%, e melhorou suas previsões de crescimento para os Estados Unidos em 2020, 2021 e 2022.
Por aqui, o governo federal apresentou o "plano nacional de operacionalização da vacinação" contra o novo coronavírus. Na véspera, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que é mais barato o governo fechar acordos para vacinar a população contra a Covid-19 do que prolongar o auxílio emergencial.
Continuava no radar também dos investidores a questão fiscal, que há meses têm sido apontada como um fator decisivo na disparada do dólar frente ao real no ano de 2020, assim como a taxa básica de juros em mínimas históricas.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!