INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 121,10 cents/lb (+20 pontos/+0,16%) no vencimento março/21. As cotações chegaram a registrar valorizações mais expressivas durante o pregão, mas finalizaram com estabilidade.
A Colômbia, o maior produtor mundial de café arábica lavado suave, produziu 13,9 milhões de sacas de 60 quilos de café verde em 2020, 6% menos em comparação com a safra de 2019 de 14,7 milhões de sacas. Esse número está dentro das estimativas da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC).
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 119.38 e posteriormente em 117.67. Já resistências vistas em 122.78 e 124.47.
De acordo com a Somar Meteorologia, teremos próximos dias com condições típicas de verão nas principais áreas produtoras, com sol, calor e pancadas de chuva entre a tarde e a noite. Em cinco dias, há volumes mais expressivos para o Cerrado e o Sul mineiro e Mogiana com valores na casa dos 70 mm no período. Atenção com risco para erosão do solo, por causa das chuvas dos dias anteriores em áreas propensas. Também chove, mas de forma mais irregular no norte do Paraná, Espírito Santo e parte do sul da Bahia.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,3990 (+1,77%), com investidores de olho na recuperação da moeda norte-americana no exterior, na consolidação de uma maioria democrata no Senado dos Estados Unidos e no caminhar da campanha de imunização da população contra o coronavírus no Brasil.
O Congresso americano confirmou na madrugada desta quinta-feira (7) a vitória de Joe Biden na eleição, e o presidente eleito tomará posse em 20 de janeiro. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que "haverá uma transição ordeira em 20 de janeiro". A declaração foi feita após apoiadores do presidente invadirem o Capitólio, sede do Congresso americano. Quatro pessoas morreram durante a invasão, segundo a polícia.
O tumulto visto em Washington na véspera foi citado por alguns analistas como fator que colaborava para a busca pela moeda norte-americana neste pregão, embora outros apontassem apenas movimentos de ajuste diante da fraqueza recente do dólar no exterior.
No cenário local, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, disse em reunião ministerial na quarta-feira (6) que o governo começará a vacinar a população contra a Covid-19 antes do próximo dia 25 — data estabelecida pelo governador João Doria (PSDB), adversário político de Jair Bolsonaro, para o início da vacinação em São Paulo.
Já o governo de São Paulo divulgou, nesta quinta, que a CoronaVac, desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan, tem 78% de eficácia em testes feitos no Brasil.
O atraso na vacinação ocorre num cenário de persistente desconforto fiscal no Brasil, enquanto os mercados seguem insatisfeitos com o ritmo da agenda de reformas do governo.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!