INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia “em baixa”, cotado à 123,40 cents/lb (- 195 pontos) no vencimento março/21
O mercado futuro do café arábica encerrou o pregão desta terça-feira (2) com quedas para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US), devolvendo assim os ganhos da última sessão.
Março/21 teve queda de 195 pontos, valendo 123,40 cents/lbp, maio/21 registrou queda de 185 pontos, valendo 125,55 cents/lbp, julho/21 teve baixa de 175 pontos, valendo 127,50 cents/lbp e setembro/21 registrou queda de 170 pontos, valendo 129,35 cents/lbp.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 122.03 e posteriormente em 120.67. Já resistências vistas em 125.43 e 127.47.
De acordo com a Somar Meteorologia, antes do rompimento de um bloqueio atmosférico, pancadas de chuva alcançam as áreas de café. Ontem, choveu aproximadamente 35mm em Nova Resende e Coromandel-MG. E hoje, há maior chance de chuva na região de Araxá-MG. Com o rompimento do bloqueio atmosférico no fim da semana, a chuva acontecerá de forma mais abrangente e intensa. Em sete dias, estimam-se mais de 100mm no Cerrado, sul de Minas Gerais e Alta Mogiana repondo a umidade do solo. No Paraná, Alta Paulista, Zona da Mata, Espírito Santo e sul da Bahia, estima-se algo entre 20mm e 50mm. A precipitação mais intensa acontecerá a partir da sexta-feira declinando a temperatura máxima para menos de 25°C durante o fim de semana.
DÓLAR
O dólar comercial fechou hoje também em baixa, cotado à R$5,3540 (-1,72%).
Os agentes do mercado estiveram atentos as repercussões das eleições no Congresso, depois que Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) venceram as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, respectivamente, elevando as perspectivas de retomada da agenda de reformas do governo de Jair Bolsonaro.
No noticiário doméstico, Lira, candidato apoiado pelo governo, foi eleito com larga vantagem em primeiro turno, dando fôlego ao governo para tocar sua pauta prioritária e ainda alguma garantia diante dos cerca de 60 pedidos de impeachment contra Bolsonaro. Ao assumir, ele defendeu uma pauta emergencial, atenção à responsabilidade fiscal e à questão social.
Já no Senado, Rodrigo Pacheco, em seu primeiro mandato na Casa, também foi eleito com amplo apoio político. Ele prometeu um esforço para conduzir pautas de interesse do Poder Executivo, mas ressalvou que exigirá uma atuação independente e que também buscará diálogo com as demais instituições. O senador defendeu a responsabilidade fiscal e o respeito ao teto de gastos, dizendo buscar uma "conciliação matemática com fundamentos econômicos.
No exterior, a economia da zona do euro contraiu menos do que o esperado no quarto trimestre de 2020 em meio aos lockdowns provocados pela pandemia, uma vez que Alemanha e Espanha ainda conseguiram registrar leve expansão, mostraram hoje estimativas iniciais.
A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, informou que, de acordo com sua estimativa preliminar, o Produto Interno Bruto dos 19 países que usam o euro caiu 0,7% na comparação com o trimestre anterior, registrando queda de 5,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Economistas consultados pela Reuters esperavam contração trimestral de 1% e queda anual de 5,4%, após forte recuperação entre julho e setembro, quando a zona do euro aliviou as restrições sobre viagens e lazer após a primeira onda de casos de covid-19.
Claudio Castello Branco Ribeiro Filho Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!