15 de Agosto de 2020 às 08:15

Café e dólar encerram a semana em alta

Boletim Diário Expocaccer

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 114,70 cents/lb (-150 pontos/-1,29%) no vencimento setembro/20, a semana foi marcada por preços abaixo dos 115 cents/lbp na segunda-feira (10) e pelas altas no pregão da quinta-feira (13), que ultrapassaram os 400 pontos.

Nesta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) retomaram as pesquisas para obter informações sobre a safra de café nos nove principais estados produtores no país. Os dados do segundo levantamento da safra brasileira de café para o ano 2020/2021 serão apresentados pela Companhia no próximo dia 22 de setembro.

A pesquisa começou a ser feita no último domingo (9) e segue até o próximo dia 28 de agosto, de forma presencial e remota, abrangendo 278 municípios. Estão sendo levantados dados das lavouras de café arábica e conilon, sobre a área em produção e em formação, a produtividade, o percentual de colheita e o parque cafeeiro, além de informações qualitativas das lavouras e do produto colhido e beneficiado, e ainda o impacto das condições climáticas na cultura.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 113.03 e posteriormente em 111.37. Já resistências vistas em 117.78 e 120.87.

De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo muda e a chuva retorna às áreas de café do Centro e Sul do Brasil. A partir do domingo, a precipitação reaparecerá no Norte Pioneiro-PR. Em cinco dias, estimam-se 70mm, mas a precipitação persistirá por uma semana sobre a região. Na Alta Paulista, a chuva retornará a partir da segunda-feira com acumulado de aproximadamente 5mm em 24 horas. Entre a Mogiana e Minas Gerais, a chuva retornará a partir do fim da semana. Estimam-se menos de 5mm na Alta Paulista e Cerrado, mas o Centro Europeu aumentou a quantidade de chuva para algo entre 10mm e 15mm na Baixa Mogiana e sul de Minas Gerais entre sexta-feira e o sábado da próxima semana.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,4310 (+1,15%), após registrar forte ganho na sessão anterior, enquanto os investidores repercutem dados semanais de emprego dos Estados Unidos.

Na cena externa, investidores aguardam a reunião entre autoridades dos EUA e da China, que devem revisar neste fim de semana a Fase 1 do acordo comercial e devem fazer queixas mútuas em uma relação cada vez mais tensa.

Na agenda doméstica, o IBGE divulgou nesta quinta o resultado de junho do setor de serviços, o mais afetado pelo crise da pandemia do novo coronavírus. De acordo com a pesquisa, o setor teve alta de 5% em junho, após quatro meses de queda.

Na cena política, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite de quarta-feira, após reunião com os presidentes da Câmara e do Senado, ministros e parlamentares no Palácio da Alvorada, que o governo respeitará o teto de gastos. A incerteza política doméstica, aliada a um ambiente de juros extremamente baixos e uma crise econômica causada pela pandemia de coronavírus, é apontada por analistas como um dos fatores que levou o dólar a níveis recordes próximos de R$ 6 em 2020.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!