18 de Novembro de 2020 às 11:14

Café em alta e dólar em baixa nesta segunda-feira, 16/11

Saiba mais detalhes do mercado e clima

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 118,75 cents/lb (+655 pontos/+5,83%) no vencimento março/21, com o mercado de olho no furacão que se aproxima da América Central.

Segundo relatório da OIC, o consumo mundial de café para o ano-cafeeiro 2019-2020 está estimado em 167,59 milhões de sacas, uma redução de 0,9% em relação ao que foi consumido em 2018-2019. A produção mundial de café no ano-cafeeiro 2019-2020 está estimada em 168,84 milhões de sacas de 60kg, volume 2,5% menor do que em 2018-2019. A produção de café arábica é responsável por 57% da produção mundial, com 96,05 milhões de sacas neste ano-cafeeiro 2019-2020, volume que demonstra uma redução de 5% em relação ao período anterior. E o volume produzido de café robusta, que corresponde a 43% da produção mundial, aumentou 1,1%, atingindo 72,78 milhões de sacas.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 114.60 e posteriormente em 110.45. Já resistências vistas em 121.10 e 123.45.

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva vem acontecendo de forma irregular sobre as áreas de café. No fim de semana, destacamos acumulado de 50mm em Três Corações-MG e de 95mm em Muriaé-MG. No mês, Carmo do Rio Claro-MG já recebeu 160mm, mas Coromandel-MG e Monte Carmelo-MG não chegaram aos 20mm, enquanto Três Pontas-MG recebeu 30mm. Nesta semana, entre a terça e sexta-feira, uma frente fria varrerá as áreas de café levando chuva de pelo menos 35mm ao norte do Paraná, 30mm à Alta Paulista e entre 50mm e 90mm na Mogiana, Minas Gerais, Espírito Santo e sul da Bahia. Além da chuva, o calor diminuirá a partir da segunda metade da semana em todas as áreas produtoras.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$5,4360 (-0,69%), em sessão marcada por otimismo no exterior após a divulgação de dados promissores da China e esperanças em torno de uma vacina contra a Covid-19, enquanto, no Brasil, os investidores avaliavam os resultados do primeiro turno das eleições municipais.

Por aqui, os mercados repercutiam os resultados do primeiro turno das eleições municipais, em meio à percepção de que a discussão de projetos importantes deverá ser retomada depois da conclusão das eleições.

No exterior, o destaque foi o anúncio da farmacêutica Moderna, que afirmou que sua vacina experimental é 94,5% eficaz na prevenção da Covid-19, com base em dados preliminares de um estudo clínico em estágio avançado.

Dados vindos da Ásia contribuíam também para o maior otimismo nos mercados: na China, a produção industrial aumentou mais rápido do que o esperado em outubro e as vendas no varejo aceleraram, conforme ganha força a recuperação da segunda maior economia do mundo da queda provocada pela Covid-19.

Os investidores também comemoraram o estabelecimento de um bloco comercial apoiado pela China que exclui os Estados Unidos. Quinze economias da Ásia-Pacífico formaram o maior bloco comercial livre do mundo no domingo.

Dados divulgados mais cedo também mostraram que o Japão saiu da recessão no terceiro trimestre, com crescimento de 5%, com bons resultados da demanda interna e das exportações.

Nos Estados Unidos, a solidificação cada vez maior da vitória eleitoral de Joe Biden colaborava para o enfraquecimento global do dólar, com vários analistas citando uma percepção menor de riscos externos sob um presidente norte-americano mais previsível do que o atual chefe da Casa Branca, Donald Trump.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!