INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 124,20 cents/lb (+ 705 pontos) no vencimento março/21.
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, na quinta (26), a liberação de R$ 150 milhões de reais para a recuperação de cafezais atingidos pela estiagem e chuvas de granizo. A decisão está na Resolução 4.868 do CMN e atende a uma demanda encaminhada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e que já havia sido aprovada pelo Conselho Deliberativo de Política do Café (CDPC). O recurso é uma suplementação da linha prevista no Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para a recuperação de lavouras de café que foram danificadas devido a intempéries climáticas.
O mercado hoje repercutiu os números da Volcafé, divulgados na última quinta-feira (26). Segundo a trader internacional, a produção de café arábica no Brasil deve ter uma quebra de 33% em 2021, consequência da falta de chuvas e intenso calor nas lavouras brasileiras.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 120.97 e posteriormente em 117.97. Já resistências vistas em 126.12 e 128.03.
De acordo com a Somar Meteorologia, um bloqueio atmosférico mantém as frentes frias chuvosas distantes das áreas de café, além de deixar a temperatura mais elevada que o normal. As pancadas de chuva retornarão com mais frequência a partir da terça-feira ao Paraná (15mm de chuva em dois dias), Alta Paulista (15mm em dois dias), Mogiana (20mm em dois dias na região de Caconde) e Sul de Minas Gerais (10mm em dois dias na região de Varginha). No Cerrado, a precipitação reaparecerá a partir da quinta-feira da semana que vem.
DÓLAR
O dólar comercial fechou hoje em baixa, cotado à R$5,3270 (- 0,18%).
No noticiário doméstico, o agronegócio deve crescer 1,5% em 2020 e 1,2% no ano que vem. A projeção é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que reviu para baixo suas previsões. Na análise anterior, feita no mês passado, o instituto estimou crescimento de 1,9% e 2% para este ano e para 2021, respectivamente. Os novos números estão descritos na Carta de Conjuntura Agro publicada nesta semana. A redução do crescimento guarda relação com a queda de estimativa de produção de trigo, café e cana-de-açúcar. A produção de carne bovina deve sofrer retração de 5,5%. Também há expectativa de decréscimo para produtos da exploração florestal e da silvicultura, da pesca e da aquicultura, para produção de peixe, crustáceos e moluscos.
No exterior, um Tribunal de Apelações da Filadélfia rejeitou a última tentativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de contestar o resultado da votação na Pensilvânia, que certificou a vitória do democrata Joe Biden no estado. A confirmação do triunfo foi emitida na última terça-feira e os advogados do republicano tentavam revertê-la. Segundo o juiz Stephanos Bibas, a campanha de Trump não oferecia evidências de fraude e que suas acusações "não têm mérito". Com a vitória na Pensilvânia, Biden garantiu mais 20 delegados no colégio eleitoral.
Claudio Castello Branco Ribeiro Filho Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!