INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 109,55 cents/lb (-410 pontos/-3,60%) no vencimento dezembro/20.
O Instituto Nacional do Café (Ihcafe) aponta que as exportações hondurenhas de café devem subir 14% durante a próxima safra, isso por conta das condições climáticas mais favoráveis, bem como novas plantações entrando em operação.
Honduras deve embarcar 6,28 milhões de sacas de 60 kg durante a temporada 2020/2021, em comparação com as 5,52 milhões de sacas esperadas no atual ciclo 2019/2020, que termina no final deste mês.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 107.25 e posteriormente em 104.95. Já resistências vistas em 113.30 e 117.05.
De acordo com a Somar Meteorologia, pancadas isoladas de chuva alcançam áreas de café nesta semana. O acumulado será baixo e a precipitação deverá vir acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo. Nesta segunda-feira, a precipitação acontecerá sobre a Baixa Mogiana, Alta Paulista e norte do Paraná. Amanhã, as pancadas isoladas de chuva acontecerão entre Juiz de Fora e Barbacena. Na quarta-feira, será a vez da região entre Pouso Alegre e Varginha receber pancadas de chuva. Mesmo com a previsão de chuva durante as tardes, o calor será intenso com máximas entre 30°C e 35°C na maior parte das áreas de café do Centro e Sul do Brasil nesta semana.
DÓLAR
-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,6390 (+1,49%), apesar do início de semana marcado pelo otimismo internacional diante de dados promissores sobre a indústria da China e com as atenções na cena doméstica voltadas para a apresentação de detalhes da segunda parte da proposta de reforma tributária.
No exterior, dados mostrando que os lucros das empresas industriais da China cresceram pelo quarto mês consecutivo em agosto ajudavam a melhorar um pouco o humor dos investidores, em meios às preocupações e incertezas sobre o ritmo de recuperação econômica global.
Por aqui, as atenções seguem voltadas a expectativa em torno da apresentação de detalhes da segunda etapa de propostas para a reforma tributária. Segundo o Blog da Ana Flor, o presidente Jair Bolsonaro deve se reunir com líderes para discutir os detalhes e definir, dentre o cardápio de opções apresentado pela equipe econômica, quais estarão na proposta final do governo. Em todas elas, está a criação do novo tributo para compensar a desoneração de parte da folha salarial.
Os economistas do mercado financeiro melhoraram sua estimativa para a queda do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e também voltaram a estimar inflação acima de 2% para 2020 — algo que não acontecia desde o final de abril.
Para 2020, a previsão de retração da economia passou de 5,05% para 5,04%, segundo o boletim Focus do Banco Central divulgado nesta segunda. Para o IPCA, a estimativa agora é de uma alta de 2,05% no ano. Já a projeção para a taxa de câmbio no fim de 2020 permaneceu em R$5,25.
Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!