22 de Novembro de 2020 às 22:58

Café em baixa e dólar em alta nesta sexta-feira, 20/11

Saiba mais detalhes do mercado e clima

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta sexta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 118,05 cents/lb (-515 pontos/-4,18%) no vencimento março/21. A semana foi marcada pelo furacão Iota, que atingiu toda a América Central e que deve comprometer a safras de Honduras, que está em fase de colheita.

Os cafeicultores brasileiros produziram 67,9 milhões de sacas de 60 kg de café na safra 2020/21 (julho-junho), de acordo com um relatório do adido do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) em São Paulo, que manteve inalterada sua estimativa para a colheita.
O volume é um recorde, superando a máxima anterior de 66,5 milhões de sacas produzidas na temporada 2018/19, segundo o USDA, que acrescentou que a qualidade também foi muito boa, considerando o tamanho dos grãos e o sabor tanto para a variedade robusta quanto para a arábica.

O relatório do adido fixou a produção de arábica em 47,8 milhões de sacas, 5,8 milhões de sacas a mais do que na temporada anterior, e a safra de robusta em 20,1 milhões de sacas, contra 18,5 milhões de sacas no ano anterior.
O USDA estima que os agricultores venderam cerca de 70% da enorme safra até este momento.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 115.12 e posteriormente em 112.18. Já resistências vistas em 122.62 e 127.18.

De acordo com a Somar Meteorologia, nas últimas 24 horas, choveu de forma mais abrangente sobre as áreas de café com 60mm em Amparo-SP, 40mm em Araxá-MG, 25mm em Patrocínio-MG, 50mm em Monte Carmelo-MG e algo entre 20mm e 45mm no norte do Paraná e Alta Paulista. Uma frente fria ainda será capaz de levar chuva abrangente para o Cerrado, Zona da Mata, Espírito Santo e Bahia até a segunda-feira que vem com acumulado entre 50mm e 90mm. Entre a Mogiana e o sul de Minas Gerais, as pancadas de chuva acontecerão de forma mais dispersa variando entre 30mm e 50mm. No Paraná e Alta Paulista, não há previsão de chuva significativa pelos próximos sete dias.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,3880 (+1,39%), mas acumulou queda semanal de 1,60%, na esteira do maior otimismo global sobre o desenvolvimento de vacinas para a Covid-19.

No exterior, permaneciam preocupações em relação ao avanço da pandemia de coronavírus e ao impasse sobre novas medidas de estímulo fiscais nos Estados Unidos.

As chances de desdobramentos econômicos da pandemia em 2021 no Brasil também seguem no radar, com o mercado atento a riscos de permanência de gastos emergenciais, o que prejudicaria a já frágil situação fiscal do Brasil.

Esse cenário, somado ao patamar extremamente baixo da taxa Selic e a um crescimento econômico fraco, ajudam a explicar a alta acumulada ainda de mais de 30% do dólar no ano ante o real.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!