1 de Dezembro de 2020 às 16:23

Café inicia a semana em baixa e dólar em alta

Saiba mais detalhes do mercado e clima

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 123,30 cents/lb (- 90 pontos) no vencimento março/21.

O mercado futuro do café arábica encerrou as cotações desta segunda-feira (30) com quedas técnicas para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US). De acordo com análise internacional, o mercado de café voltou a ser pressionado pelas incertezas em relação ao consumo, consequência da pandemia do Coronavírus. 

Março/21 teve queda de 90 pontos, valendo 123,30 cents/lbp, maio/21 teve queda de 75 pontos, valendo 125,10 cents/lbp, julho/21 encerrou com queda de 65 pontos, valendo 126,70 cents/lbp e setembro/21 encerrou com queda de 45 pontos, negociado por 128,05 cents/lbp.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 121.18 e posteriormente em 119.07. Já resistências vistas em 124.93 e 126.57.

De acordo com a Somar Meteorologia, o fim de semana foi com tempo seco e com calor na maior parte das áreas produtoras. A umidade do solo está mais baixa no Paraná e Alta Paulista com necessidade de acumulado de chuva entre 50mm e 70mm para alcançar a capacidade de campo. A partir desta semana, no entanto, há previsão de pancadas de chuva em todas as áreas produtoras. Até o próximo domingo, estima-se acumulado entre 50mm e 100mm. Como boa parte da chuva acontecerá durante as tardes, a temperatura permanecerá mais elevada que o normal. O desvio alcançará 6°C entre o Paraná e a Alta Paulista. Mesmo com o calor, a chuva será capaz de repor a umidade do solo em pelo menos 10 pontos percentuais no Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

DÓLAR

O dólar comercial fechou hoje também em alta, cotado à R$5,3480 (+ 0,39%).

Desvalorização do Real hoje ocorreu muito em virtude do pronunciamento do Governador do Estado de São Paulo, que voltou a colocar (1 dia após as eleições) todo o estado na fase amarela do plano de flexibilização econômica. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no início da tarde desta segunda-feira (30). O estado registra 42.095 mortes por Covid-19 e 1,24 milhão de casos confirmados da doença desde o início da pandemia.

No noticiário doméstico, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) iniciou nesta segunda-feira (30) a inspeção na fábrica chinesa Sinovac, que produz a Coronavac, para verificar as "boas práticas da vacina" contra o coronavírus. Segundo a agência, neste primeiro dia de inspeção em Pequim a equipe verificou pontos do Sistema de Gestão da Qualidade Farmacêutica da empresa, como o gerenciamento de risco, de documentos e plano mestre de validação.

No exterior, a equipe do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou, por meio de comunicado, a indicação da ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen, para o comando do Tesouro dos EUA a partir do ano que vem. Janet Yellen é indicada para ser secretária do Tesouro. Se confirmada, será a primeira mulher a comandar o Departamento do Tesouro em seus 231 anos de história.

Claudio Castello Branco Ribeiro Filho Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!