5 de Janeiro de 2021 às 11:01

Café inicia o ano de 2021 e a semana em baixa e o dólar em alta

Saiba mais detalhes do mercado e clima

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER


CAFÉ

-- Nesta segunda-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 126,15 cents/lb (-210 pontos/-1,63%) no vencimento março/21, repercutindo a previsão de novas chuvas.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 124.47 e posteriormente em 122.78. Já resistências vistas em 128.62 e 131.08.

De acordo com a Somar Meteorologia, os últimos sete dias foram marcados por chuvas na Alta e Baixa Mogiana e de forma mais irregular no sul e cerrado mineiro e norte do Paraná. De forma geral choveu entre 50 e 80mm nas áreas produtoras paulistas e sul de Minas Gerais e entre 30 e 60mm no cerrado mineiro. No Espírito Santo e sul da Bahia, praticamente não houve chuva no período. O que tem chamado a atenção é a queda de granizo pontual nas últimas chuvas especialmente no sul de Minas Gerais, algo normal para anos de La Niña, como o atual. Para os próximos sete dias, se espera chuva ainda concentrada no Sudeste do País com acumulados na marca dos 80 a 90mm, na forma de pancadas típicas da estação com trovoadas e eventual granizo. No Paraná, Rondônia e Espírito Santo os volumes ficam entre 50 e 70mm.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,2700 (+1,56%), na primeira sessão de 2021, com investidores demandando a segurança da moeda norte-americana diante da piora de sinal em ativos de risco no exterior.

Na cena externa, permanecem as esperanças de que vacinas possam conter o coronavírus e levar a uma forte recuperação econômica neste ano.

O Reino Unido começou a vacinar nesta segunda-feira pessoas de grupos de risco com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. O país, o primeiro do mundo a aprovar a vacina, também é o primeiro a começar a aplicá-la.

Na cena doméstica, os analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2020 de 4,39% para 4,38%, segundo a pesquisa Focus do Banco Central. Já a projeção para o tombo do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 passou de 4,40% para 4,36%.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!