29 de Setembro de 2020 às 18:31

Café mantém estabilidade e dólar fecha em alta

Boletim Expocaccer de 29/09

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

Continue lendo após anúncio
 

 Nesta terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia inalterado, cotado à 109,55 cents/lb no vencimento dezembro/20.

Os contratos operaram com poucas variações após registrarem quedas expressivas no último pregão, em ajustes técnicos e com forte pressão do câmbio.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 108.43 e posteriormente em 107.32. Já resistências vistas em 110.53 e 111.52.

De acordo com a Somar Meteorologia, pancadas isoladas de chuva alcançam áreas de café nesta semana. O acumulado será baixo e a precipitação deverá vir acompanhada de rajadas de vento e eventual queda de granizo. Será o caso da precipitação de sábado entre a Baixa Mogiana e o sul de Minas Gerais. Mesmo com a previsão de chuva durante as tardes, o calor será intenso com máximas entre 30°C e 35°C na maior parte das áreas de café do Centro e Sul do Brasil nesta semana. Previsões mais estendidas indicam retorno da chuva no decorrer da segunda semana de outubro. Por conta da passagem de uma onda atmosférica chamada de Oscilação 30-60 dias, espera-se chuva mais intensa e abrangente sobre as áreas de café comparando-se com a precipitação registrada na semana passada.

DÓLAR

O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,6420 (+0,05%), o dólar fechou próximo da estabilidade nesta terça-feira (29), refletindo a cautela dos investidores internacionais antes do primeiro debate presidencial dos Estados Unidos, enquanto que na cena doméstica o foco permanece na situação fiscal do país e nas discussões em torno do novo programa social do governo, batizado de Renda Cidadã.

A forte alta na véspera ocorreu em meio a péssima repercussão das medidas para financiar o novo programa social do governo, batizado de Renda Cidadã. Após as reações do mercado financeiro e no mundo político, assessores próximos do presidente Jair Bolsonaro começaram a defender uma mudança no programa, segundo informa o Blog da Ana Flor.

Para especialistas em contas públicas, a proposta de rolar o pagamento de precatórios – despesa obrigatória do governo com dívida pública judicial – para financiar um novo programa social foi uma ruptura, uma sinalização do abandono do compromisso fiscal. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou parecer em que classifica como inconstitucional a proposta.

Na cena externa, permanece a cautela em meio às preocupações com o avanço do coronavírus e ritmo de recuperação da economia global. Ativos considerados arriscados, como moedas emergentes pares do real, apresentavam desempenho misto, com os agentes do mercado operando em modo de espera.

Nos EUA, o presidente Donald Trump e o desafiante democrata Joe Biden irão realizar nesta terça o seu primeiro debate televisivo de 90 minutos em Cleveland, Ohio, cinco semanas antes das eleições.

Na Europa, a confiança econômica da zona do euro melhorou mais do que o esperado em setembro, graças principalmente a um aumento no otimismo do setor de serviços apesar das preocupações com uma segunda onda do coronavírus. A pesquisa mensal da Comissão Europeia mostrou que o sentimento nos 19 países que usam o euro subiu a 91,1 pontos este mês de 87,5 em agosto, superando as expectativas do mercado.

O Banco Mundial afirmou nesta terça que a pandemia de coronavírus deve levar a região do Leste Asiático e Pacífico, bem como a China, a registrar o crescimento mais lento em mais de 50 anos, enquanto até 38 milhões de pessoas serão levadas à pobreza. O banco afirmou que a região deve crescer neste ano apenas 0,9%, taxa mais fraca desde 1967.

Italo Henrique/Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!