21 de Março de 2024 às 12:07

Cafés de mulheres premiados no Festival Elas no Cerrado Mineiro são lançados pela Expocaccer e Dulcerrado

O lançamento aconteceu durante evento Mulher & Café que celebrou a participação e o trabalho feminino na cafeicultura do Cerrado Mineiro

O reconhecimento do trabalho das mulheres na cafeicultura ganha destaque com o lançamento dos cafés premiados no Festival Elas no Cerrado Mineiro, concurso de qualidade exclusivo das cooperativas ligadas ao Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM).

O lançamento aconteceu nesta terça, 19, pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) durante o evento Mulher & Café, uma comemoração em homenagem à participação e ao trabalho realizado pelo público feminino na cafeicultura local.

Os cafés das produtoras Natália Naimeg (1° lugar - Expocacer), Margarida das Graças (2° lugar - Carmocer) e Hércilia Naimeg (3° lugar - Expocacer) foram apresentados por meio da Dulcerrado by Expocacer, marca da cafeteria e de cafés industrializados da cooperativa e reuniu produtoras da região e imprensa.

O Mulher & Café 2024 foi aberto pela Raquel Paza Lazarin, Diretora de Desenvolvimento Organizacional da cooperativa, seguida de uma palestra motivacional sobre autoconfiança, ministrada pela Psicóloga Deividiane Lopes Ribeiro e da degustação guiada dos cafés campeões pela barista Rubia Lougon.

Os cafés premiados estarão à venda em pacotes de 250g, nas versões torrado e moído e torrado em grãos, nas lojas física e online (www.dulcerrado.com.br) da cafeteria Dulcerrado by Expocacer.

"Estamos orgulhosos de apresentar ao mercado os cafés premiados no Festival Elas no Cerrado Mineiro, destacando o incrível trabalho das mulheres na cafeicultura e celebrando a influência delas na produção de cafés de alta qualidade", declarou Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.

Com o lançamento, a Expocaccer e a Dulcerrado reafirmam seu compromisso em apoiar e promover uma cafeicultura de vanguarda, que estimula a igualdade de gênero, além de oferecer aos consumidores a oportunidade de apreciar cafés excepcionais.

Sobre o Festival Elas no Cerrado Mineiro

O Festival Elas no Cerrado Mineiro tem como objetivo promover a qualidade dos cafés produzidos por cooperadas e associadas das cooperativas e associações ligadas ao Sistema Região do Cerrado Mineiro, além de promover o fortalecimento da intercooperação entre essas entidades. Participam do Festival Elas no Cerrado Mineiro as esposas, filhas e netas de associados às cooperativas do Sistema RCM. Ao todo foram apresentadas 160 amostras de cafés ao Festival.

Sobre Expocacer

Criada em 1993 e situada em Patrocínio/MG, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) promove a qualidade dos cafés e o trabalho dos cooperados no Brasil e no mundo, por meio de iniciativas socioambientais relevantes e movimentação da economia de toda a região. A infraestrutura da cooperativa contempla dois armazéns com capacidade para mais de 1 milhão de sacas. Atualmente são atendidos 680 produtores, com exportação para mais de 30 países, nos 5 continentes.

ASCOM Expocaccer – Por Anna Lívia Leal