20 de Novembro de 2020 às 16:45

Campanhas de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomelite terminam na próxima sexta-feira (20)

Crianças com idade entre 1 e 5 anos e adultos entre 20 e 49 devem ser imunizados para as doenças

As campanhas nacionais de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomelite terminam na próxima sexta-feira (20) em Minas Gerais. Crianças com idade entre 1 e 5 anos e adultos entre 20 e 49 devem ser imunizados para as doenças, respectivamente, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).

Os prazos foram prorrogados no mês passado para aumentar as coberturas vacinais e evitar surtos das enfermidades, que estavam abaixo do esperado à época. Até o final de outubro, cerca de 35% dos adultos e 54% das crianças foram vacinados. A meta é de 95% para ambas doenças. 

As vacinas estão disponíveis em todas as 16 salas de vacinação das Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 11h e 13h às 16h30.

Devem receber doses das vacinas os seguintes públicos:

Paralisia Infantil (Poliomielite) – crianças de 1 a menor de 5 anos;

Sarampo – pessoas de 20 a 49 anos;

Atualização do cartão de vacinação – menores de 15 anos.

Sobre as doenças

A Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.  Fonte: Ministério da Saúde


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!