Fonte e foto: Prefeitura de Uberlândia
As campanhas de vacinação contra a Influenza e o Sarampo continuam em Uberlândia de forma simultânea. A primeira etapa da vacina da gripe acontece até o dia 30 de abril e contempla os idosos (pessoas com 60 anos ou mais) e trabalhadores de saúde, que neste ano devem tomar também a vacina contra o sarampo juntamente com as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).
De forma estratégica e definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação simultânea é para aproveitar uma única ida da família aos postos para a aplicação dos dois imunizantes, elevando as coberturas vacinais e garantindo maior proteção à população.
Atualmente, 21.323 pessoas já receberam a dose da vacina da gripe, sendo 92,1% idosos e 7,9% trabalhadores de saúde. Em relação ao sarampo são mais de 2.900 doses aplicadas, sendo 63% das crianças e 37% profissionais da saúde.
Para a imunização contra o Sarampo, a meta é vacinar, no mínimo, 90% das crianças que fazem parte do público-alvo. Para os trabalhadores da saúde não haverá meta de cobertura vacinal.
“Nos últimos dois anos o Brasil teve registros de sarampo, uma doença que estávamos livres, mas voltou a ocorrer. Isto nos alerta sobre o perigo da doença e suas complicações. O sarampo não é uma simples doença infantil. Ele pode ter sérias complicações e, inclusive, levar a óbito, tanto crianças, quanto adultos”, disse a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.
Locais de vacinação
Em Uberlândia, a vacinação ocorrerá em todas as salas de vacinação do Município. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) será das 8h às 18h. Já nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) será das 7h30 às 16h30. Nas salas de vacina das Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) o atendimento acontecerá das 8h às 20h. Para atender melhor os trabalhadores, haverá horário estendido das 8h às 20h também nas UBSs Brasil e Tocantins.
Vacina contra a Covid-19
As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19, para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas nos grupos prioritários para a influenza. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas.