Com informações e fotos da Agência Local de Comunicação Organizacional 46º BPM
PATROCÍNIO (MG) – A Polícia Militar recebeu informações na terça-feira, 21/01/2025, de que um homem havia comparecido ao Batalhão na cidade de Uberlândia relatando ser motorista de carreta que transportava uma carga de café e que havia sido roubado na MG-462, próximo a Perdizes.
Os policiais realizaram contato em Uberlândia, sendo confirmada a informação, e os militares daquela cidade repassaram que o motorista estava bastante abalado, com um corte na cabeça e machucados nos braços e pernas, todos causados pela ação criminosa dos autores do roubo. A vítima iria se deslocar para Patrocínio para cuidar da sua saúde e, posteriormente, deslocar-se-ia até o 46º Batalhão, em Patrocínio, para registrar a ocorrência.
Em ato contínuo, por telefone, a vítima conversou com militares de Patrocínio e repassou informações referentes ao roubo. Relatou que havia carregado sua carreta (cavalo mecânico e semirreboque) com 520 sacas de café, carga avaliada em mais de R$ 1 milhão de reais, conforme a nota fiscal. O embarque foi feito em Patrocínio e o destino era a cidade de Guaxupé/MG. Iniciou o deslocamento pela MG-462 e, cerca de três quilômetros antes de chegar a Perdizes, avistou um carro parado no acostamento, um veículo modelo novo, hatch de cor escura, provavelmente azul. Esse veículo esperou a vítima passar com sua carreta, arrancou bruscamente, em seguida fechou a carreta e pareou o carro ao seu lado, efetuando disparos de arma de fogo em sua direção e ordenando que parasse a carreta, sob ameaça de morte.
A vítima ainda relatou que, temendo por sua vida diante dos disparos de arma de fogo e das ameaças, parou a carreta. Apontaram uma arma para ele, deram-lhe uma coronhada na cabeça, causando um corte, fizeram-no descer e passar para o veículo hatch de cor escura. Ao entrar no veículo, deram-lhe outra coronhada na cabeça, amarraram suas pernas e braços, colocaram-lhe um capuz preto na cabeça e, o tempo todo, ficavam batendo nele com a ponta do revólver, dizendo para que ficasse quieto ou o matariam.
A vítima relata que eram quatro autores, indivíduos magros, com idade aproximada de 20 a 25 anos. O homem que estava no passageiro e efetuou o disparo da arma de fogo era branco e tinha uma tatuagem em todo o braço esquerdo. Um dos indivíduos morenos também tinha uma tatuagem grande no braço esquerdo.
Diante das informações, os militares fizeram contato com a Polícia Militar de Perdizes que, por meio de levantamentos de imagens de monitoramento do sistema Olho Vivo da cidade, localizou imagens de um veículo suspeito com as mesmas características repassadas pela vítima, transitando próximo à carreta como se a estivesse seguindo.
O veículo que seguia a carreta era um HB20 hatch, modelo novo, de cor azul, com as mesmas características repassadas pela vítima.
Após analisar as filmagens, foi possível identificar a placa do HB20.
Diante das informações, foi feito contato com a empresa responsável pelo rastreador da carreta roubada e repassado o local do último sinal do cavalo mecânico, que estava em Uberaba.
A PM fez contato com as equipes de Uberaba e repassou todas as informações para que pudessem dar continuidade às diligências.
As equipes deslocaram-se até o local e conseguiram localizar o cavalo mecânico que havia sido furtado e, através de imagens, conseguiram visualizar o HB20 azul, o mesmo veículo visto no local do roubo.
Com as imagens das câmeras do comércio local próximo, também foi possível ver vários suspeitos com as mesmas características repassadas pela vítima.
Diante das informações, os militares de Uberaba continuaram as diligências, obtendo sucesso na recuperação da carga e dos veículos roubados, bem como na prisão de três autores: dois homens, de 19 e 22 anos, e uma mulher, de 25 anos.
Ainda foram apreendidos um veículo envolvido na ação (um HB20 de cor azul) e diversos materiais, incluindo bloqueadores de sinais de rastreador.