12 de Abril de 2015 às 19:43

Casa da Leitura Zélia Gattai: Projeto de incentivo á Leitura

-"Livros não mudam o mundo. Livros mudam pessoas. Pessoas mudam o mundo."

Sabe onde fica BARRA DO JACARÉ? Conhece a escritora  ZÉLIA GATTAI?  Já ouviu falar de MARIA APARECIDA ALMEIDA? e “CASA DA LEITURA ZÉLIA GATAI” ? ...  Pois bem.  Barra do Jacaré, possui  cerca de 3.000 habitantes e se localiza no interior do  estado do Paraná. (município no qual a atriz Grazi Massafera, se sagrou Miss Paraná, em 2004 e já ajudou a entregar prêmios aos leitores da referida Casa da Leitura) ; Zélia Gattai, ora, é a singular, Zélia Gattai, uai! escritora baiana, esposa do querido Jorge Amado (Foto) (ambos , infelizmente,  já falecidos) Maria Aparecida Almeida, uma pedagoga, obstinada para tornar a leitura um hábito além da sala de aula, se tornou referência nacional em educação comunitária e incentivo á leitura...Já  foi, inclusive,  matéria de encerramento do Jornal Nacional, na época apresentado por  Fátima Bernardes, que  disse:“Uma professora comprova a beleza de povo que nosso pais tem"

Estas crianças do vídeo cresceram na "graça e no conhecimento", alguns deles já estão saindo da  universidade, eternamente agradecidos a sementinha plantada em seus corações pela "Tia  Cida". O projeto já conta com doze anos de atividades, muitas barreiras vencidas, muito esforço em um começo difícil. Atualmente com um acervo de 30 mil livros, Já se apresentou no Programa do Jô Soares, na TV Educativa do Paraná, na RPC (TV Globo do Paraná) e em vários jornais escritos da região. Já foi tema de monografia do curso de pós-graduação em Literatura e Estudos da Linguagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio, e agora, aqui, em nosso blog. Seu projeto é sempre citado como referência de incentivo á leitura.Veja este video, no qual o  jornalista, escritor  e editor do "Jornal Literário Rascunho," Rogério Pereira,  figura de proa na literatura. No decorrer desta entrevista, uma bela referência ao projeto Casa de Leitura Zellia Gatai:

 

Profª Cida, atualmente se aposentou e pode dedicar mais tempo ao projeto. Sempre se movimentando e buscando inovar. Recentemente esteve presente em Barra do Jacaré, visitanto a Casa da Leitura ‘Zélia Gattai’, a escritora, professora, tradutora do inglês e francês, formada pela PUC São Paulo em Língua e Literatura Inglesa, com quase 100 livros traduzidos, Isa Mara Lando, (Foto) que, na oportunidade,  divulgou seu livro “O Gato Xadrez”. Muito divertida, espontânea fez brincadeiras com as crianças, as divertindo muito, autografou livros e contou historinhas.

Admirado companho-a de longe, sei  que é uma guerreira, que não se rende frente as dificuldades. Não recebe ajuda do munícipio, muito menos do estado, não lhe falta, porém voluntários que lhe empresta a devida força e energia para continurar. Se preciso vende latinha para pagar a  internet do projeto. Faz isto com satisfação sabendo ser uma causa nobre. Soube que a Pastoral do Dízimo de São Paulo vai ajudar na ampliação do projeto. Recentemente tive a honra de receber pelos Correios, um Kit, enviado gentilmente, por ela,  contendo um belíssimo  calendário, sacolas personalizadas, marcadores de livros e um doce pedido:  "Milton, divulga nosso trabalho, em seu blog/ coluna.” Ora, profª Cida, seu exemplo dever   ecoar sempre e sempre mais  longe.  Em um país  de tanta mediocridade, onde só se espera de políticos, você, com o seu projeto educativo/cultural/comunitário  tem feito a diferença. Sabe-se que ninguém nasce leitor, assim como se aprende a comer, a falar, a caminhar, a escrever, a ler, também se aprende a gostar de ler. Que Deus lhe abençoe nesta missão tão árdua, quanto, nobre. Mediadoras de leitura teiomosas tal e qual a Profº Cida, é que darão um novo rumo na história deste país. A seguir alguns preciosos conselhos da fundadora da Casa da Leitura Zélia Gattai, para os leitores  patrocinenses, mas extensivos a todos do universo da leitura:

"PREZADOS AMIGOS DE PATROCÍNIO 

Vivenciar os desafios de formar  leitores em uma sociedade  globalizada,  que se move freneticamente num circuito de milhares de informações vindas de muitas fontes e lugares e suficiente para nos deixar atordoados.

Sempre estou procurando por temas que tenham  a  ver  com o incentivo á  leitura, é tudo o  que proponho para o projeto CASA DA LEITURA ZELIA GATTAI.

No início para chamar a atenção da população, montamos um  CD com frases de incentivo a leitura e soltamos num carro de som por toda a cidade e espero que elas  chamem a atenção de voces de Patrocínio também!!!

- "Estimular o gosto pela  leitura e promover a reciclagem de ideias e de alternativas para a sustentabilidade"!!!!

 - "O som da musica  e tão gostoso quanto o som da historia."

 - "Ler não deve ser um habito. Deve ser um vicio incitado na criança desde bem cedo."

 - "O prazer e a  melhor embalagem  da  leitura."

 - "Os  livros  guardam o legado da imaginação."

 - "Os livros criam asas."

 - "Gostar de ler e vocação."

 - "Ler e descobrir caminhos."

- "Ler e o maior  barato."

- "Ler e o sexto sentido."

- "Ler  e mais importante que tudo."

 - "Os verdadeiros analfabetos são os que  aprenderam a ler e não lêem."

 - "Livro e igual comida. Ler e igual comer. Leitura boa e aquela que torna a vida mais interessante"!!!!

  - "A  leitura por prazer estimula a imaginação."

- "Literatura e um jeito de se ler a vida."

"Quem le aprende 1000 coisas."

-"Na  literatura a vida pulsa."

 -"O livro e a vida."

-"Ler  para saber e para sentir prazer."

-" Ler e acordar o poder de transformar o casulo em borboleta."

 -"Quem le por prazer investe no seu desenvolvimento como pessoa humana."

-"O livro e o maior companheiro  que a criança pode ter."

-"Leitura e paixão do conhecimento."

-"Leitura e mania saudável."

-"Ler e pra cima."

 -"Livros são diversão garantida."

- "Quem lê, sabe mais, faz mais, e mais."

 - "Ler e experimentar a complexidade, a multiplicidade, e avistar incontáveis paisagens secretas que se  ocultam sob o  suave manto  da vida cotidiana."

 - "A  leitura exercita a memória e cria  outras memórias de  longa duração."

-"Livros não mudam o mundo.

  Livros mudam pessoas.

  Pessoas mudam o mundo."

- "A biblioteca  e o templo  do saber e este tem  libertado mais pessoas  do que todas as guerras da historia."

 - "A conversação torna o homem ágil,

  O escrever dá-lhe precisão

 Mas a  Leitura torna-o completo"!!!!

- "A leitura e a escrita começam quando a criança fica fascinada com as coisas maravilhosas que moram dentro do livro.  Pois  não são as letras, as sílabas e as palavras que fascinam.  É a história. A aprendizagem da leitura começa  quando alguém lê  e a criança  escuta com prazer. Quem gosta de ler tem nas mãos as chaves do mundo!!!!!!!

ABRAÇO: PROF. APARECIDA MARIA"

INTERESSADOS EM VISITAR OU CONTRIBUIR:  Casa da Leitura Zélia Gattai, Rua Professora Maria José Guiniatti 801, CEP 86.385-000 EMAIL [email protected] - Barra do Jacaré. Paraná. Funciona de 14: 00 as 18: 00 horas, de Segunda a Quinta -Feira.