9 de Agosto de 2024 às 23:03

Casal de ministros da Eucaristia, professoras e um procurador estão entre as vítimas de acidente aéreo em SP.

Nove pessoas ligadas à UTFPR estavam no voo

Fonte: Agência Brasil e SÃO PADRE PIO. CARLOS RENÊ opadrepio foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O avião da Voepass, que ia de Cascavel (PR) a Guarulhos (SP), caiu na tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo, matando 61 pessoas. Entre as vítimas, encontram-se um casal de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, professores universitários e servidores públicos.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou que nove pessoas ligadas à instituição estavam no voo: são duas professores e seus maridos, parentes de três docentes e uma ex-aluna.

"Neste momento de dor, a UTFPR se solidariza com os familiares e amigos das professoras Raquel e Gracinda, da egressa Hadassa e com os professores Araceli, Priscila e Fabio por suas perdas. Também demonstra seu apoio a toda a comunidade acadêmica do Campus Toledo, onde as servidoras falecidas desempenhavam suas atividades", diz nota divulgada pela universidade. 

A UTFPR divulgou os nomes dos mortos: Raquel Ribeiro Moreira, professora da área de Letras, e seu esposo Adriano Daluca Bueno; Gracinda Marina Castelo da Silva, professora da área de Engenharia Química, e seu esposo Nélvio José Hubner; Deonir Secco, que era servidor da prefeitura de Toledo, esposo da professora Araceli Ciotti de Marins; Maria Auxiliadora Vaz de Arruda e José Cloves de Arruda, pais da professora Priscila Vaz de Arruda; Simone Mirian Rizental, tia do professor Fabio Rizental Coutinho; e Hadassa Maria da Silva, egressa do curso técnico em Mecânica do Campus Cornélio Procópio.

A universidade decretou três dias de luto em memória às vítimas. 

>> Veja lista de nomes de passageiros e tripulantes

Outra vítima é a professora de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Silvia Crisitna Osaki. Ela fazia parte do quadro de professores desde 2009. Atualmente, ministrava as disciplinas de zoonoses, epidemiologia veterinária e saúde pública. Foi membro do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, da Sala da Situação da Dengue e do Conselho Municipal de Turismo da prefeitura de Palotina. "Enlutada, a comunidade da UFPR presta solidariedade aos familiares e amigos da professora Silvia", diz nota da UFPR. 

Casal de Ministros Extraordinários da Comunhão

O casal Maria Auxiliadora Vaz de Arruda, aos 74 anos, e seu esposo José Cloves Arruda, de 76 anos, eram companheiros inseparáveis, unidos pela fé, pelo amor e por uma vida dedicada ao próximo. Casados e com uma filha, eles partilharam juntos as alegrias e desafios da vida.

Maria Auxiliadora, carinhosamente conhecida como Dora, era muito mais que uma figura querida na comunidade. Coordenadora dos ministros da distribuição da comunhão em sua paróquia, a Igreja São Pedro, ela era uma presença constante e amorosa, levando o Corpo de Cristo aos fiéis, com a devoção que sempre marcou sua vida.

O casal, que residia em Guaratinguetá, estava em uma viagem para visitar uma parente, professora na Faculdade Federal do Paraná, em Toledo, nas proximidades de Cascavel, de onde seu último voo partiu. O retorno à sua cidade estava marcado para esta sexta-feira, mas, com imenso pesar, a viagem de volta não se concretizou.

Procurador municipal

O servidor Nélvio José Hubner era procurador do município de Toledo. Ele e Gracinda Silva, professora da UTFPR, que também estava no voo, deixam três filhos.  “Neste momento em que o Brasil está de luto o governo municipal expressa a sua solidariedade por amigos e familiares de Nélvio e Gracinda e de todos aqueles que estão sofrendo com esta tragédia”, diz a nota da prefeitura de Toledo.

“Neste momento em que o Brasil está de luto o governo municipal expressa a sua solidariedade por amigos e familiares de Nélvio e Gracinda e de todos aqueles que estão sofrendo com esta tragédia”, diz a nota da prefeitura de Toledo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TRAGÉDIA: Imagens de redes sociais mostram a queda de uma aeronave no interior de São Paulo

Prefeitura de Valinhos confirma morte de 62 pessoas em queda de avião

Lula pede minuto de silêncio por vítimas do acidente em Vinhedo

NOTÍCIA ATUALIZADA: VoePass divulga lista de passageiros que morreram em trágico acidente e entre eles está um homem natural de Monte Carmelo

Corpos de vítimas de acidente aéreo serão levados ao IML de SP