11 de Setembro de 2014 às 22:09

Casi: Jovem redescobre a leitura e sonha em ser escritora

Quando criança sonhava em ser escritora, mas depois com o tempo fui abandonando a leitura e perdi o gosto

A jovem estudante Daniela Cristina de Oliveira Teodoro, de apenas 12 anos, redescobriu o prazer da leitura incentivada pela coordenadora do Casi (Centro de Atendimento Sócio Infantil), Alessandra Rodrigues.

“Quando criança sonhava em ser escritora, mas depois com o tempo fui abandonando a leitura e perdi o gosto. Foi depois que comecei a freqüentar o Casi, em 2013, que redescobri o prazer de ler e escrever”, desabafou a adolescente fazendo questão de agradecer o apoio dos professores e orientadores do Casi.

Daniela agora é freqüentadora assídua da biblioteca municipal e da escola em que estuda (E. E. Irmã Gislene). Eclética, lê vários gêneros literários, mas tem sua autora preferida. “Gosto e admiro muito a Thalita Rebouças”, revela.

O gosto pela leitura fez surgir em Daniela outra grande paixão: a produção literária. “Sempre que escrevo coloco um pouquinho de mim, do que penso, o que sinto ou percebo das coisas que acontecem ao meu redor. Um dia quero publicar um livro com as minhas poesias e histórias!”, disse a menina que voltou a sonhar em ser escritora.

Em casa, a família é só elogios e agradecimentos. Daniela explica que até suas notas melhoraram, “principalmente em Português”.

A história de Daniela reflete o que a Administração Municipal busca em cada ação e projeto desenvolvido tanto nas áreas sociais quando educacional para cada cidadão.

“Queremos formar jovens de caráter e bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho, seja qual for a área em que desejar atuar. Eles merecem ter um futuro digno e com qualidade de vida e para isso não medimos esforços em trazer recursos e implantar projetos que proporcionam crescimento para nossa Patrocínio”, disse o prefeito Dr. Lucas Campos de Siqueira que após conhecer um pouco da história da jovem Daniela fez questão de reforçar: “isso nos motiva ainda mais a trabalhar e lutar pela educação de qualidade para todos”.

Casi

Inaugurado em 2011, no Bairro Santo Antônio, o Centro de Atendimento Sócio Infantil (Casi) atende cerca de 100 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, oferecendo atividades culturais, esportivas, pedagógicas, além do telecentro, com aulas de informática. A equipe é composta por psicóloga, pedagoga, assistente social, técnicos e instrutores.

O Centro conta com uma ampla cozinha, banheiros, salas e um pátio coberto onde são desenvolvidas várias atividades para o fortalecimento e convivência de vínculos sociais.

O Casi é um projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Textos de Dani Cris

A Importância da Leitura

“A leitura pode ser considerada como um dos últimos recantos da liberdade intelectual”

Quem lê cria tanto ou mais que o autor.

Quando uma pessoa lê, ela elabora cenários, compõe o perfil dos personagens, interpreta diálogos, identifica afinidades, passos e vive a seu modo, o prazer das emoções contidas no texto.

Mas quem não lê, já recebe imagens prontas, acabadas. “Suas emoções não são pautadas pelas vinhetas da mídia eletrônica” que padronizam a mente de nossos jovens, crianças e adultos que deixam de ler para jogar videogame e outros.

A leitura traz também pensamentos positivos, o nosso jeito de agir com as pessoas, muda o nosso raciocínio, fica ótimo, tudo em nós simplesmente muda!

Então vai a dica: ler sempre porque faz bem e é muito bom!!

Dani Crys

Minha Mãe

Mãe, você é uma amiga e companheira.
É pura e verdadeira
Faz do meu mundo bem melhor..
Mãe, sinônimo de paz e amor!
Mãe, sinônimo de alegria.
Mãe presente de Deus na vida da gente
Uma pessoa que está na alegria e na tristeza, na saúde e na doença,
Em todos os momentos de nossa vida.
Aquela que me acompanhou nos meus primeiros passos de vida
Mãe, aquela que escutou o meu choro na porta da escola no primeiro dia de aula!!
Afinal, mãe é tudo, tudo u que eu preciso para saber mais da vida...

Dani Crys