16 de Novembro de 2018 às 15:23

CEAE realizou evento relativo ao Dia Mundial do Diabetes

A data foi criada em 1991 pela Internation Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã de hoje (14) no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo Viva Vida, um evento relativo ao Dia Mundial do Diabetes.

Com foco nos pacientes que são atendidos pelo Centro, o evento contou com uma palestra motivacional proferida pelo Juiz de Direito da 2ª Vara Cível da Comarca de Patrocínio, Dr. Pedro Begatti, com dinâmicas promovidas pela equipe de fisioterapia do local, apresentação do coral do Conservatório Municipal, sorteio de brindes, uma apresentação da Dra. Michelle, endocrinologista do CEAE que tiro dúvidas dos pacientes, além de um lanche especialmente preparado para os pacientes com alimentos sem açúcar ou gordura, permitidos para portadores de diabetes.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Centro, Fabiana Bustamante, a oportunidade de receber estes pacientes fora do consultório tem uma grande importância “com essa confraternização nós podemos dar uma atenção que não pode ser dada no dia a dia com os pacientes, hoje aqui nós pudemos tirar suas dúvidas e questionamentos e promover um estreitamento de laços com eles” explicou.

Diabetes

O diabetes atinge nove milhões de brasileiros – o que equivale a 6,2% da população adulta – segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As mulheres apresentam maior índice comparado aos homens (5,4 milhões para 3,6 milhões). A maior incidência é na faixa etária entre 65 e 74 anos (19,9%) e a menor, na idade entre 18 a 29 anos (0,6%). Mas, para os que têm mais de 75 anos, o percentual também é alto: 19,6% de prevalência da doença.

Hoje, no dia Dia Mundial do Diabetes, campanhas no mundo todo vêm conscientizar a importância da prevenção e educação nos cuidados de pacientes com a doença. A data foi criada em 1991 pela Internation Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O dia 14 de novembro corresponde ao aniversário de Frederick Banting que juntamente com Charles Best, deu origem aos estudos da insulina no ano de 1921.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!