Fonte: Agência de Minas foto: Cemig / Divulgação
O sistema elétrico do Noroeste de Minas recebeu considerável reforço com a entrega da subestação (SE) Paracatu 10. A nova instalação foi construída pela Cemig e vai disponibilizar mais energia aos atuais e novos clientes de Paracatu e região, importante polo histórico e econômico do estado, além de reforçar a alimentação de energia do município de Guarda-Mor, distante cerca de 80 quilômetros, beneficiando cerca de 100 mil pessoas.
A SE Paracatu 10 foi concebida a partir de uma plataforma tecnológica moderna, e recebeu R$ 10,5 milhões em investimentos.
A conclusão da instalação traz melhorias nos níveis de tensão, redução de perdas de energia e mais segurança operativa, com menor carregamento das subestações e do sistema de transmissão.
Os investimentos acrescentam 25 MVA (mega-volt-amperes) de potência ao sistema elétrico e promovem melhoria considerável na infraestrutura energética da região.
“É mais energia disponível para contribuir com o desenvolvimento local, além de incrementar a economia regional e melhorar a vida das pessoas por meio da geração de emprego e renda”, destaca o engenheiro Vinícius Santos, da Cemig.
O plano de investimentos contemplou ainda a construção de 2,3 quilômetros de linha de distribuição para interligar a nova subestação ao sistema elétrico, por meio de uma derivação da linha de distribuição que interliga as subestações Paracatu 4 e Vazante, em 138 kV.
Programa Mais Energia
A SE Paracatu 10 faz parte do programa Mais Energia, da Cemig e do Governo de Minas Gerais.
O programa aumentará consideravelmente o número dessas instalações no Estado, passando das atuais 415 para 615 subestações.
Com as novas subestações, haverá a injeção de aproximadamente 5 mil MVA (mega-volt-amperes) de potência no sistema elétrico, mais de 50% da atual capacidade instalada.
Além de investir na distribuição, a Cemig está aplicando recursos de R$ 42,2 bilhões na ampliação das áreas de geração, transmissão, geração distribuída e comercialização de gás em todo o estado até 2027.