14 de Junho de 2014 às 19:54

Chamam-nos de 'Macacos', todavia, mandamos nossa Presidente 'Tomar naquele lugar'

Sou do tempo em que não se dirigia uma palavra chula, agressiva e de baixo calão a nenhuma mulher e sendo ela autoridade constituída, então, jamais.

 

O que começa errado, continua errado, termina errado...Copa do Mundo em ano de eleição, no Brasil,  daria nisto. Ou seja, aí se tem a  mistura,  futebol e  política, que é  nitroglicerina pura. Deu no que deu. Dilma foi linchada moralmente  na abertura da Copa. Não se deve condenar as vaias, em si, são democráticas,  condena-se, sim, a baixaria e o desrespeito dirigidos a uma mulher... dirigidos a uma autoridade constituída.

 Depois deste episódio,  de tremenda incivilidade e vulgarismo,  a tal Copa 2014,  que mal começou, para nosostros  acá,  perdeu todo  graça, perdeu todo sentido.

"Pode isto Arnaldo?" É que a Mídia afirma que as tais vaias partiram da ala vip do estádio do Corinthians. Incidente este que nos leva a pensar no tal "comportamento da multidão". Em meio a massa, sabe-se que o individuo, tende a  perder a noção de limites.Gente fina, fica  irracional. Vide as histórias  dos  linchamentos. 

francês, Gustave Le Bon, tratando de multidão, confirmou que o grupo se comporta como uma unidade, como um ser único. Todavia, afirmou que a multidão não é necessariamente má ou cruel, e age por sugestão, sendo capaz de atos de extrema generosidade e altruísmo. O lituano Morris Ginsberg concordou que a multidão seja sugestionável e irresponsável, porém, para ele, suas ações dependem da sua composição e dos estímulos recebidos. Podem ser aplausos, risos, gritos ou destruição.

E quem não se lembra de dois casos lamentáveis. O primeiro caso ocorreu no estádio do Arruda em Recife quando um torcedor do Sport Clube do Recife, que assistia ao jogo na torcida do Paraná, morreu ao ser atingido por um dos dois vasos sanitários arremessados por torcedores.

O segundo episódio ocorreu no Guarujá, quando uma mulher de 33 anos morreu após ser espancada por um grupo de moradores, pois havia um boato de que haveria uma mulher com as características da vítima que sequestrava crianças para realização de rituais de magia negra.

 Sou do tempo em que não se dirigia uma palavra chula, agressiva e de baixo calão a  nenhuma mulher  e sendo ela autoridade constituída, então,  jamais

Nós, brasileiros, não nos damos ao respeito. Não podemos reclamar quando, pegam pesado, tipo os espanhois, recentemente: "Do que riem esses macacos brasileiros? Celebrando a vitória da Holanda… macacos”  Qual a diferença do "Ei Dilma, vai tomar no" - naquele lugar.

Sem comentários...Deixemos que outros falem:

"Ficamos entristecidos com os xingamentos e ofensas à Presidenta Dilma Rousseff. Expressar opinião é muito saudável na democracia, mas as palavras de baixo calão não combinam com a boa educação do povo brasileiro." (Senador Eduardo  Suplicy)

"A maioria dos torcedores que estava presente ao jogo Brasil e Croácia não vaiou e muito menos insultou a mandatária do PT e do Brasil. Quem vaiou e xingou, afirmo novamente, são pessoas que têm dinheiro ou que receberam cortesias para ver o jogo de graça"(Davis Sena Filho é editor do blog Palavra Livre)

  "Sim, eu senti vergonha por conta da vaia e do insulto à presidenta Dilma no jogo de abertura da Copa do Mundo. Sim, a vergonha foi maior porque a gente que puxou a vaia se considera "fina, culta e educada" e vive chamando de "mal-educados, grosseiros e sem-modos" aqueles que não têm a sua cor, a sua renda nem seus privilégios (inclusive o de poder adquirir o caríssimo ingresso para estar naquela arquibancada)." ( Jean Wyllys,Deputado  PSOL do Rio, partido que faz oposição à presidente Dilma )

"Os que xingaram Dilma na tarde de ontem de maneira patife e abjeta são os netos e bisnetos daqueles que torturam negros nas senzalas. São os filhos daqueles que apoiaram a tortura na ditadura militar. São os mesmos que há pouco fizeram de tudo para que não fosse aprovada a legislação da empregada doméstica e que nos seus almoços de domingo regados a champanhe francês e a vinho italiano sobem na mesa para gritar contra o Bolsa Família." (Renato Rovai,editor da Revista Fórum)

"O senador Aécio Neves , pré-candidato do PSDB à Presidência, disse nesta sexta-feira que a presidenta Dilma Rousseff governa com “mau humor” e “arrogância” e que as vaias e xingamentos que ela recebeu no Itaquerão, na abertura da Copa, são resultado dessa postura."  (Juca Kfouri)

"Eu não vou me deixar perturbar por agressões verbais. Não vou me deixar atemorizar por xingamentos que não podem ser sequer escutados pelas crianças e pelas famílias. (Dilma Rousseff)

" Foi lamentável mesmo. Protesto e manifestação não tem nada a ver com o ofensa pessoal. É válida a manifestação e o protesto, mas tem que ter respeito. Da mesma forma que manifestar e sair quebrando o patrimônio público. Quer protestar? Fala: “Fora Fulano, sai daí”. Agora fazer aquilo?" ( Ator Thiago Lacerda)  

Eu acho que a instituição Presidência da República, liderada por uma mulher, tem que ser respeitada. Eu vi alguns moleques gritarem no campo e não eram nenhum pobre que estava passando fome, que não tinha escola. Pelo contrário, parecia que comiam demais e estudavam de menos porque perderam a vergonha e a falta de respeito com nossa presidente”. ( Lula)

Evoluir do apupo para o palavrão, a classe média presente ao Itaquerão exorbitou. Mais do que uma pose momentânea, o presidente da República é uma faixa. Xingá-la significa ofender a instituição...

Quem deseja impor a Dilma um castigo que vá além da vaia, tem à disposição um instrumento bem mais eficaz do que a língua. Basta acionar, no silêncio solitário da cabine de votação, o dedo indicador. O gesto é simples. Mas a pata de um pitbull não é capaz de executá-lo." ( Blog Josias se Souza)

"Vexame planetário!..Se a elite é assim tão baixa, como agirão os iletrados, os desfavorecidos, os que não tiveram acessos à instrução e a uma boa formação no Brasil? Devem ter pensado os mais de um bilhão de estrangeiros que assistiam à transmissão direta da abertura da Copa do Mundo.

Mais da metade dos presentes ao Itaquerão eram convidados dos patrocinadores. Gente das multinacionais, do mundo financeiro. O high society. O creme do creme. The top of the top. Bradando em coro contra a presidenta da República a pior das ofensas que pode ser feita a uma mulher. " ( Hildegard Angel, Portal Forum)

"Eu não vou me deixar perturbar por agressões verbais. Não vou me deixar atemorizar por xingamentos que não podem ser sequer escutados pelas crianças e pelas famílias. (Dilma Rousseff)

 "No Maracanã, vaia-se até minuto de silêncio e, se quiserem acreditar, vaia-se até mulher (nua)" dizia Nelson Rodrigues...  

Bom.  Pra mim, "roupa suja se  lava nas urnas"... A Copa perdeu a graça.