14 de Setembro de 2020 às 13:52

Cientistas encontram indícios de alguma forma de vida em Vênus

Os pesquisadores encontraram gás fosfina na atmosfera do segundo planeta do sistema solar considerado um um forte indicador de presença de vida.

Continue lendo após anúncio

Um anúncio feito nesta segunda-feira (14) pela Sociedade Astronômica de Londres. e publicado na revista científica Nature, apresenta uma pesquisa feita em colaboração internacional por cientistas dos Estados Unidos, Reino Unido e Japão que encontrou indícios de que exista vida em Vênus.

Participaram do estudo cientistas de universidades renomadas, como MIT (Massachusetts Institute of Technology), University of Cambridge e Imperial College London.

Os pesquisadores encontraram gás fosfina na atmosfera do segundo planeta do sistema solar. O gás incolor e altamente tóxico é considerado uma bioassinatura, ou seja, um forte indicador de presença de vida.

No entanto, a detecção de fosfina não significa automaticamente a descoberta de vida em Vênus. Os cientistas ponderam que a presença de fosfina é um "mistério" que pode ter duas respostas: ou foi produzida por alguma forma de vida ou por processos ainda desconhecidos pela ciência.

"Pode haver vida em Vênus? Eu realmente espero que sim. Mas os estudos que temos até então não são suficientes por si só", comentou a líder da pesquisa e professora da universidade de Cardiff, Jane Greaves.

Ela complementou que para provar completamente a hipótese seria necessário coletar amostras da atmosfera para estudo.

A pesquisadora explicou que a descoberta de fosfina foi inesperada, porque é uma molécula formada por um átomo de fósforo e três de hidrogênio.

Vênus é o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias. Recebeu seu nome em homenagem à deusa romana do amor e da beleza Vénus, equivalente a Afrodite.

Duração do dia: 116d 18h 0m